Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Esqueleto de dinossauro super preservado será leiloado em Paris

Dinossauro é um exemplar extremamente bem preservado, o que o torna muito raro

Entusiastas endinheirados que se interessam pelo mundo dos dinossauros poderão comprar um fóssil raro que irá a leilão em Paris. O esqueleto completo de um Camptossauro será colocado à venda pela primeira vez desde que foi descoberto na década de 1990.

Os restos da espécie foram encontrados no estado de Wyoming, nos Estados Unidos, em uma propriedade privada. Estima-se que o animal viveu no final do período Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos, na América do Norte e na Europa.

Leia também

Segundo o representante da casa de leilões parisiense Drouot, Alexandre Giquello, o dinossauro é um exemplar extremamente bem preservado, o que o torna muito raro. O crânio do animal está 90% completo com os ossos originais, enquanto o resto do corpo está com 80%.

“Um dinossauro no mercado de arte também é uma coisa relativamente rara, já que há um, dois ou três exemplares por ano [no mundo], no máximo”, completou Giquello.

A galeria de arte onde o dinossauro está exposto antes da venda já tem o costume de leiloar outros fósseis, mas normalmente são partes separadas de esqueletos de animais extintos.


			
				Esqueleto de dinossauro super preservado será leiloado em Paris
Esqueleto de dinossauro será leiloado em Paris. Reprodução/ Drouot

O animal foi batizado com o nome Barry para homenagear o paleontólogo Barry James, que restaurou o fóssil pela primeira vez no ano 2000. O dinossauro faz parte há mais de 20 anos da coleção particular de uma neurocientista e astrofísica americana, que costumava expor o item em sua residência no Colorado até o ano de 2022.

Em latim, Camptossauro significa “lagarto curvado” devido ao formato do corpo que o auxiliava na hora da alimentação de vegetação rasteira.

A venda acontecerá em 20 de outubro, em Paris, na galeria de arte Hotel Drouot.

Segundo especialistas, estima-se que o item arrecade cerca de 1,2 milhões de euros, cerca de R$ 6 milhões.

(*Com informações de Reuters e sob supervisão de Derla Cardoso)

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X