Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Coalizão liderada pela Arábia Saudita inicia nova operação no Iêmen

Rebeldes houthis acusam aliança de desrespeitar acordo, o que a coalizão nega

A coalizão liderada pela Arábia Saudita iniciou nova operação militar ao norte da cidade portuária de Hodeida, no Iêmen, contra o que descreveu como "alvos militares legítimos", relatou nesta quinta-feira (19) a rede de TV estatal Ekhbariya.

A ofensiva ocorre em meio à crise internacional gerada pela destruição de instalações petroleiras na Arábia Saudita. Os rebeldes houthis - apoiados pelo Irã na Guerra do Iêmen e que ocupam Hodeida - reivindicaram a autoria dos ataques de sábado, mas os governos saudita e norte-americano sugerem que o regime iraniano esteja por trás da ação.

Leia também

Na ofensiva desta quinta-feira, a coalizão destruiu quatro locais usados para montagem de barcos de controle remoto e minas marítimas. Segundo os militares, a ação teve objetivo de ajudar a proteger a liberdade de navegação na cidade tomada pelos houthis, considerada principal porto de entrada de alimentos no Iêmen.

De acordo com os rebeldes houthis, a coalizão desrespeitou os acordos firmados no fim do ano passado, na Suécia, que estabeleciam cessar-fogo em Hodeida.

A aliança liderada pela Arábia Saudita, porém, afirmou que pediu para civis ficarem longe dos locais mirados e sustentou que a operação militar ocorreu em linha com a lei humanitária internacional, tomando as medidas de precaução necessárias.

Guerra do Iêmen

Sauditas e forças sunitas no Iêmen, apoiadas pelos Estados Unidos, intervieram no Iêmen em março de 2015 contra o grupo houthi após a destituição do governo internacionalmente reconhecido em Sanaa, no fim de 2014.

A guerra se estende desde então, e a violência dos conflitos e a fome causada pelo fechamento de portos deixaram milhares de mortos. Em 2018, a ONU considerou o conflito no Iêmen como a maior crise humanitária no mundo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas