Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Cepal revisa para baixo projeções de crescimento na América Latina

A estimativa é que a região permaneça por sete anos em um platô de baixo crescimento

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) revisou para baixo as projeções de crescimento da atividade econômica da região para 2019, ano em que se espera uma expansão média de 0,1% na América Latina e no Caribe.

Para 2020, no entanto, a Cepal projeta que a região continue em um caminho de baixo crescimento, com uma expansão estimada do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,4%. Com isso, seriam sete anos em que a América Latina e o Caribe permaneceriam em um platô de baixo crescimento, representando uma deterioração dos níveis médios de renda per capita.

Leia também

O PIB per capita da região seria reduzido em 4% entre 2014 e 2019, o que implica uma queda anual média de -0,8%. No caso do Brasil, o crescimento do PIB em 2019 está estimado em 0,8%, chegando a 1,7% em 2020.

A desaceleração do ritmo de crescimento se estende para a maioria das economias da América Latina (17 de 20 países) em 2019. Nesse ano, as economias da América do Sul, especializadas na produção de bens primários - especialmente petróleo, minerais e alimentos - cairiam -0,2%, a primeira queda desde 2016. Em 2020, espera-se que o crescimento nessa sub-região seja, em média, 1,3%.

Para as economias da América Central e do México, espera-se uma taxa de expansão de 0,7% para 2019 e de 1,6% para 2020, valores que implicam em uma redução em relação à taxa média de crescimento observada desde 2014 nessa sub-região.

Para o Caribe de língua inglesa ou holandesa, estima-se um crescimento médio de 1,5% para 2019 e a taxa esperada para 2020 é de 5,7%. Vale a pena destacar que esse último número é bastante influenciado pelo alto crescimento esperado para a Guiana, vinculado com o início da produção de petróleo que ocorrerá no próximo ano.

Segundo a Comissão Regional das Nações Unidas, a dinâmica da atividade econômica na América Latina e no Caribe ocorre em um contexto em que a economia global reduziu sua contribuição para o crescimento da região em 2019, situação que provavelmente será mantida para o próximo ano.

Não apenas o volume do comércio global e o nível de atividade global estão desacelerando acentuadamente - afetando a demanda por exportações enfrentada pela América Latina e pelo Caribe - mas, também, foram afetados pela queda dos preços das matérias-primas exportadas por muitos dos países da região. Além disso, os episódios de aumentos na volatilidade financeira influenciaram negativamente as condições financeiras e os fluxos de financiamento disponíveis para os países, acrescentou a Cepal.

Diante desse contexto externo, caracterizado por tensões comerciais e alta incerteza, agravam-se as dificuldades que as economias da região apresentam em termos de inserção do comércio e da produção internacional, alertou a Comissão.

As fraquezas da economia global levam os componentes da demanda interna/doméstica a terem um peso relativo maior na dinâmica do crescimento futuro. Para as dificuldades enfrentadas pelas economias da região em expandir o espaço de política - tanto fiscal como monetária -, somam-se as crescentes demandas por mudanças estruturais para enfrentar as profundas desigualdades que permanecem na região, avaliou a Comissão.

Acesse aquio quadro com atualização das projeções de crescimento, por país.

Para consultas, entrar em contato com a Unidade de Informação Pública da Cepal e-mail: [email protected]; telefone: (56) 22210 2040.

No Brasil, entrar em contato com: Pulcheria Graziani - e-mail: [email protected]; telefones: (61) 3321-3232 ou (61) 99976-8030.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas