Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Após Holanda, Bélgica suspende voos e trens provenientes do Reino Unido

Prazo de 24 horas pode ser estendido após estudos mais conclusivos. Alemanha estuda adotar medidas restritivas

Seguindo o exemplo do governo holandês, a Bélgica anunciou, neste domingo (20), que suspenderá os voos e trens provenientes do Reino Unido por um período mínimo de 24 horas a partir da meia-noite como uma "precaução" contra uma cepa infecciosa do coronavírus, de acordo com o primeiro-ministro Alexander de Croo. Ele afirma que o prazo pode ser estendido após estudos mais conclusivos.

A Holanda suspendeu até 1° de janeiro todos os voos de passageiros procedentes do Reino Unido, após a descoberta de um caso de contaminação por uma variante do coronavírus que circula no território britânico.

Leia também

Também a Alemanha estuda 'seriamente' suspender voos do Reino Unido e África do Sul após a descoberta de uma variante da Covid-19 nesses países.

Bélgica

A proibição entrará em vigor na Bélgica a partir da meia-noite de domingo. As pessoas que chegam do Reino Unido são obrigadas a quarentena - algo que enfrentaram de qualquer maneira sob as regras de viagens existentes da Bélgica - e as autoridades vão aumentar as verificações de conformidade.

O governo belga disse que dialoga com a França para monitorar de perto as pessoas que chegam do Reino Unido de carro e vai aumentar os controles na fronteira.

Holanda

Em um comunicado à imprensa publicado na madrugada de sábado a domingo (20), o governo holandês indica que restrições adicionais podem ser decididas de acordo com a evolução da situação. A nota recomenda aos holandeses para não viajar, a menos que seja absolutamente necessário, a fim de evitar a propagação vírus.

Alemanha

"Restringir o tráfego aéreo procedente do Reino Unido e África do Sul é uma opção séria" que o governo está estudando, disse à AFP uma fonte próxima ao Ministério da Saúde da Alemanha.

Lockdown no Reino Unido

Londres e o sudeste da Inglaterra amanheceram neste domingo (20) com o comércio fechado, às vésperas do Natal.

O novo lockdown decretado às pressas pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tenta conter a propagação dessa variante. Segundo ele, esta cepa é 70% mais contagiosa. "Mas nada indica que ela seja mais letal, nem que cause uma forma grave da Covid-19 ou reduza a eficácia da vacinação" iniciada na semana passada, diz Boris Johnson.

Mais de 20 milhões de pessoas estão confinadas na Inglaterra desde este domingo, quando medidas restritivas estritas entraram em vigor.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson impôs medidas draconianas para Londres e grandes áreas do sudeste da Inglaterra, que até hoje estão em nível de risco 4 - grave -, com o fechamento de lojas não essenciais, academias, cabeleireiros, também como a proibição de ir para outras áreas do país.

Com estas regras, os planos flexíveis que o governo tinha autorizado entre os dias 22 e 28 de dezembro também foram alterados para que familiares e amigos pudessem reunir-se no Natal.

Aqueles que moram no nível 4 não poderão se juntar a outras pessoas que moram em níveis inferiores, enquanto o resto da Inglaterra que está entre os níveis 1 a 3 - baixo, moderado e substancial -, essa flexibilidade será reservada apenas para o dia de Natal , uma medida que também se aplicará na Escócia e no País de Gales.

As regras estabelecidas na Inglaterra terão duração de duas semanas e serão revistas no dia 30 de dezembro.

Epidemia avança no norte da Europa

A França registrou 17.564 novos casos de contaminação em 24h. Os franceses fazem fila diante de farmácias para fazer testes rápidos de antígeno, antes de viajar e encontrar familiares para as festas de fim de ano.

O balanço da epidemia na Alemanha superou a marca de 26 mil mortos.

A situação é crítica na Rússia. O país notificou 28.948 novos casos de contaminação neste domingo, incluindo 7.263 em Moscou. O número de infectados desde o início da epidemia totaliza 2.848.377 de pessoas. As autoridades russas também registraram 511 novas mortes ligadas à Covid-19 em 24 horas, elevando para 50.858 o número total de mortos pela doença em todo o país.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas