Após falha, foguete chinês que transportava satélite explode no ar
Foguete Longa Marcha 7A apresentou uma falha após o lançamento e explodiu durante o voo; autoridades investigam as causas
China's Long March rocket launching an important military/civilian dual use satellite exploded during its launch from Hainan as curious kids were watching. A bad day for their scientists. Better luck next time. pic.twitter.com/RTVvcfpzGH
— Aravind (@aravind) August 10, 2026
O foguete chinês Longa Marcha 7A, que transportava o satélite de comunicações Zhongxing-4B, explodiu durante o lançamento nessa segunda-feira (10/8), após apresentar falhas, o que foi chamado de “anomalia de voo”. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram uma explosão em pleno ar, seguida pela queda de destroços.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

O foguete decolou do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan, no sul da China, às 20h02 (12h02 GMT), segundo a agência estatal de notícias Xinhua. A “anomalia” ocorreu quando o veículo estava em pleno voo, informou a agência, que acrescentou que a causa da falha está sendo investigada.
Leia também
Um vídeo publicado horas após o lançamento em um perfil de rede social baseado em Hainan mostra o foguete explodindo em chamas cerca de 85 segundos depois da decolagem. Na sequência, uma nuvem de fumaça cinza se forma no céu enquanto destroços caem.

“Sonho espacial”


Morador de rua é agredido no Prado em Maceió

Operação Desmonte: GAESF investiga fraude fiscal em Alagoas

Festival AfroCaeté no Jaraguá em Maceió

Rui aponta “esquema criminoso” no Iprev e cobra explicações de JHC
Nos últimos anos, a China destinou bilhões de dólares na ampliação do programa espacial do país, em busca do que o presidente Xi Jinping chama de “sonho espacial”.
Segundo a agência espacial chinesa, no mês passado, a China conseguiu pousar com sucesso um foguete reutilizável pela primeira vez. O feito representa um avanço nas ambições espaciais do país e na tentativa de reduzir os custos dos lançamentos.
A China pretende levar astronautas à Lua antes de 2030, objetivo que também é perseguido pelos Estados Unidos por meio do programa Artemis.
Elon Musk, diretor-executivo da SpaceX, comentou o fracasso do lançamento na segunda-feira no X. “Foguetes são incrivelmente difíceis”, escreveu. Em seguida, acrescentou: “Espero que eles se recuperem rapidamente”.
O lançamento do Longa Marcha 7A a partir de Wenchang não foi o primeiro fracasso do modelo. Em 2020, o primeiro lançamento do foguete a partir do local também terminou em falha, informou a Xinhua em março daquele ano.
