Vigilância Sanitária realiza fiscalizações no 1º dia do São João do Jaraguá e Tabuleiro

Operações têm caráter educativo e buscam orientar os comerciantes sobre boas práticas de manipulação de alimentos

A Vigilância Sanitária de Maceió segue atuando nas festividades juninas da capital, e, nessa quinta-feira (23), deu início aos trabalhos nos polos do Jaraguá e do Tabuleiro do Martins. As fiscalizações têm caráter educativo e observam - junto aos ambulantes - questões referentes à higienização, manipulação e armazenamento dos alimentos. As atividades irão acontecer até a próxima quinta (30).

A atuação do órgão para as festividades juninas ocorre desde o início do mês de junho, com a oferta de cursos de boas práticas para permissionários de barracas, que receberam orientações sobre preparo, conservação, higiene e exposição dos alimentos, e conta com a participação de aproximadamente 500 comerciantes.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, o trabalho visa garantir total segurança no consumo de alimentos do maceioense durante o São João de Maceió. “Com isso, evitamos uma possível ocorrência de surtos alimentares com comidas e bebidas nestes eventos, garantindo a segurança alimentar da população”, destaca.

Quando esses locais não estão de acordo com as normas sanitárias, ele é notificado pela Vigilância Sanitária. O trabalho de fiscalização conta com o apoio dos agentes da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).