Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Vídeos mostram descarte irregular de substâncias tóxicas e inflamáveis no mar

Internauta diz que aplicativo do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas não funciona para receber a denúncia da irregularidade

Dois vídeos enviados para a reportagem daGazetawebmostram caminhões-tanque, que transportam combustíveis, descartando substâncias tóxicas e inflamáveis no mar. De acordo com o relato do leitor, que prefere não se identificar, os veículos estão estacionados no Porto de Maceió, no bairro da Pajuçara. Os registros foram feitos nesta terça-feira (20).

Nas imagens que o leitor enviou ao portal, é possível visualizar a espuma, com resquícios de combustível desaguando diretamente no mar. O denunciante contou que é possível sentir um "cheiro muito forte de combustível".

Leia também

Os veículos, conforme o denunciante, estão estacionados dentro do Porto da capital alagoana, onde são lavados por homens não identificados. "Faço minha caminhada de rotina e, ao passar pelo local, senti o forte odor [mau cheiro] de combustível. Era muito forte, quando percebi que estavam lavando os caminhões e toda a água suja, ainda com combustíveis, caindo no mar", relatou.

Ao tentar denunciar no aplicativo do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, o internauta conta não conseguiu. "O dispositivo não carrega vídeo. Ou seja, é feito para não funcionar".


				
					Vídeos mostram descarte irregular de substâncias tóxicas e inflamáveis no mar
FOTO: Reprodução

Por meio da assessoria de imprensa, o IMA informou que o "aplicativo recebe até quatro fotografias que podem estar geolocalizadas e acompanhadas por descrições básicas, as quais agilizam a ação da equipe de fiscalização. Mas, o IMA/AL também dispõe de outros canais de comunicação, como o e-mail ([email protected]) e o número de whatsapp do órgão (988339397), nos dois casos é possível enviar vídeos. Qualquer pessoa que flagre infrações como a que foi descrita pode entrar em contato com o órgão em qualquer um desses canais"

Assista o segundo vídeo enviado à Gazetaweb:

Por outro lado, em contato por telefone, o gestor operacional do Porto de Maceió, Paulo Leal, informou que se reuniu com representantes das empresas, que aparecem no vídeo, e fizeram uma vistoria no local. "Não detectamos nenhuma irregularidade. Já registramos uma denúncia no dia 31 de maio, onde o LGE (substância) que produz espuma e que não causa danos", informou o gestor.

Ele explicou que, " após a primeira denúncia as empresas fizeram reparações e que houve uma ação com a presença dos bombeiros e da polícia ". Porém, ele falou que "não é comum que os veículos sejam lavados no Porto", mas que " pode acontecer de um caminhoneiro desavisado faça a utilização de produtos".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas