Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Secretário de Saúde anuncia reabertura de laboratório de Maceió em outubro

Secretário disse ainda que medicamento e insumos que estavam em falta já chegaram e estão sendo distribuídos pelos postos

Em entrevista àRádio Gazeta AM, na manhã desta sexta-feira (22), o secretário de saúde do município, José Thomaz Nonô, anunciou que o Laboratório do Município (Lacrim) está pronto para ser reaberto. No local, serão realizados diversos tipos de exames laboratoriais para toda a população.

Nonô anunciou que as obras do Lacrim já estão finalizadas e que está no processo de montagem dos equipamentos.

Leia também

"A empresa responsável pela obra me comunicou que tudo indica que o laboratório será entregue hoje, e já na semana que vem, iniciaremos a fase de adquirir o maquinário e iniciar a montagem dos equipamentos laboratoriais. Pretendemos fazer a inauguração do Lacrim em outubro deste ano, e assim, conseguir atender a população com mais rapidez", disse ele.

O secretário ainda informou muitos medicamentos e insumos que estavam em falta já chegaram a Maceió e estão começando a ser distribuídos aos postos, e explicou o motivo da demora para reabastecer os estoques.

"A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não costuma fazer pedidos picotados, um medicamento de cada vez, então nós esperávamos pela licitação para solicitar. Além disso, as empresas que fazemos as compras não costumam guardar estoques muito grande de medicamentos, por isso, mesmo com a solicitação feita, eles demoram para fazer a entrega por não ter a quantidade que pedimos. Nós fizemos uma licitação de mais de R$ 6,5 milhões em medicamentos e eles estão começando a chegar e sendo entregues", explicou Nonô.

Nonô disse ainda que eles terão um estoque de medicamentos para aproximadamente 7 meses, e que já preparou uma licitação para maio, para evitar que a população sofra sem medicamentos como aconteceu nesses quatro meses.

Com relação a falta de fraldas, o secretário explicou que a licitação não havia sido feita pela SMS, e quando a empresa entregou o carregamento, foi identificado que as fraldas eram de má qualidade e a maioria estava com defeito, então foi feita uma nova licitação. A ordem de fornecimento delas será dada na próxima segunda-feira (25) e dentro de 15 dias as fraldas estarão disponíveis.

Além disso, ele anunciou que a SMS está com um projeto para começar a fazer tratamentos fitoterápicos, utilizando produtos naturais, na população. "Já fomos atrás de pessoas que possam produzir e cultivar as ervas necessárias para auxiliar nesses tratamentos. Pretendemos dar início ao projeto nos próximos  30 dias", disse o secretário.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas