O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Canal de Adoção (Programa de Apoio aos Animais), está promovendo a campanha "Adote um jumento", que tem o objetivo de viabilizar a adoção responsável de 13 animais que foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Paulo Afonso (BA) porque estavam sofrendo maus-tratos e teriam como destino o abate para a venda da carne e da pele ao comércio de países asiáticos, a exemplo da Tailândia e da China.
“Eles ainda não têm um lar, mas já apareceram muitos interessados”, destacou o coordenador, o professor Pierre Escodro. Alguns dos animais chegaram ao grupo em junho do ano passado e os outros no último mês de maio, quando a campanha começou a ser planejada. Todos estão disponíveis para adoção com a vacinação em dia, desverminados e sem ectoparasitas. Os machos ainda serão castrados, e as fêmeas já podem receber um novo lar.
Além dos cuidados do Grupequi, os jumentos ganharam nome. E quem se interessar também pode levar mãe e filha, Ranna e Ariana, que só podem ser adotadas juntas. O candidato a tutor deve preencher um formulário eletrônico disponível aqui para observar os critérios estabelecidos, dentre eles, espaço e tempo suficiente para cuidar do animal com responsabilidade. Os coordenadores da campanha alertam que não serão aceitas pessoas que desejam utilizar os animais em carroças.
Artigos Relacionados
No formulário, o candidato vai falar sobre o interesse em adotar o jumento e quais são seus conhecimentos sobre a guarda responsável. O futuro tutor ainda vai passar por um processo de entrevista. “Precisamos ter certeza que o tutor está apto para cuidar e receber esse animal com muito amor, e assumir o compromisso de cuidar da vida desse animal que já sofreu com os maus-tratos. É por meio de todo este processo que teremos certeza de que ele será tão bem cuidado, quanto sempre foi por nós”, ressalta o grupo no formulário.
Depois de selecionados os novos tutores, os técnicos observarão o local como última etapa da adoção, para garantir que o ambiente comporte o animal de forma segura.
No total, 15 jumentos foram resgatados e direcionados ao Ambulatório do Grupequi-Ufal, em Viçosa, e estão sob os cuidados veterinários do Programa de Apoio aos Animais, fruto da parceria da Braskem com a Ufal e a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes). Dois deles estão recebendo cuidados veterinários mais intensivos e, por isso, ainda não estão disponíveis para adoção.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no perfil do Grupequi-Ufal no Instagram.
Com assessoria*