Com o objetivo de ordenar o espaço urbano na orla lagunar de Maceió, a prefeitura da capital alagoana realizou, nesta quarta-feira (12), uma operação para recolher materiais e animais soltos no local. A ação aconteceu na Avenida Rui Palmeira, com a participação de diversos órgãos municipais.
De acordo com o gerente operacional da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), Mário André, a ideia é desobstruir o canteiro central.
Leia também
"Estamos retirando madeiras, carroças, animais soltos que estejam no canteiro. Já fizemos isso no ano passado, mas a população acaba colocando tudo de volta", disse.
Os objetos recolhidos foram levados para o aterro sanitário, no bairro do Benedito Bentes. Já os cavalos que não estavam amarrados, e podem representar um perigo no trânsito, foram recolhidos pelo Centro de Zoonoses.
O gerente ressalta que a operação não teve a aplicação de multas. "O que estamos fazendo é somente um trabalho preventivo, sem a autuação de ninguém", afirmou ele, acrescentando que as equipes percorreram toda a avenida, desde o início, nas proximidades do mercado, até o Papódromo.
A coordenadora de Educação Ambiental do Município, Mylena Fernandes, destacou que, em paralelo com o recolhimento, também foi feita uma conscientização com os pescadores e marisqueiras.
"Estamos conscientizando para que eles saibam a importância de manter o local limpo. A Prefeitura faz uma coleta diária do lixo, mas é importante que manter o local organizado. Queremos fazer uma coleta de lixo orgânico separado do restante, até para que eles possam fazer um trabalho com a casca do sururu e gerar renda".
Participaram da ação a Slum, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o Centro de Zoonoses, a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

