
A Prefeitura de Maceió lançou oficialmente, nesta quarta-feira (4), o projeto “Forró Raiz”, uma celebração das tradições culturais nordestinas que promete movimentar a capital alagoana durante o mês de junho. A programação inclui o II Festival Municipal de Coco de Roda, festivais de quadrilhas juninas e mais de 30 apresentações de forró pé de serra em polos espalhados pela cidade.
Segundo o vice-prefeito Rodrigo Cunha, o São João é mais do que uma festa tradicional, é uma oportunidade de valorização cultural, fortalecimento da economia de Maceió e integração social.
Leia também
“O São João é uma das principais datas para atrair turistas para a capital, já faz parte do calendário. Os palcos reúnem os principais artistas nacionais, mas nós também temos as nossas raízes, que são o coco de roda e as quadrilhas juninas, sejam estilizadas ou mais tradicionais. Todas têm o apoio do município e os festivais representam um momento de integração entre elas, os bairros e os maceioenses”, destacou.

Cunha também ressaltou o impacto positivo na economia local. “Movimenta a economia com as costureiras que fazem os figurinos, os salões de beleza, e tudo isso envolve a comunidade e traz alegria para as pessoas”, completou.
A iniciativa busca descentralizar a programação junina, levando cultura para dentro dos bairros e garantindo que a festa alcance todas as regiões da capital. De acordo com Myriel Neto, presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) de Maceió, a abertura oficial será no dia 11 de junho, com o início do II Festival Municipal de Coco de Roda, que acontece até o dia 15, com atividades no Mercado 31 e na Feirinha da Pajuçara.
“Hoje foi um momento para reunir os nossos fazedores de cultura, essa turma que ajuda a movimentar o turismo e a economia da nossa cidade. A partir do dia 11 teremos uma programação recheada, festival de coco de roda e quadrilhas juninas, e queremos convidar toda a população para participar com a gente”, afirmou Myriel.
Veja a programação:
- II Festival Municipal de Coco de Roda – De 11 a 15 de junho, no Mercado 31 e na Feirinha da Pajuçara, com a participação de 20 grupos tradicionais.
- Festival de Quadrilhas Juninas – De 16 a 20 de junho, no estacionamento do Mercado 31, no bairro do Jaraguá, com 13 grupos de quadrilha.
- Forró Raiz – De 10 a 30 de junho, no estacionamento da Feirinha da Pajuçara, com mais de 30 grupos de forró pé de serra e diversas apresentações culturais.