
O Navio Hidroceanográfico (NHo) “Cruzeiro do Sul”, da Marinha do Brasil, estará aberto à visitação pública e gratuita nos dias 10 e 11 de maio, das 14h às 17h30, no Porto de Maceió. Os visitantes poderão, de forma voluntária, levar um quilo de alimento não perecível para doação.
A embarcação encontra-se em operação desde 11 de março, realizando a Comissão “Costa Nordeste (Outono)”, que segue até 16 de maio. A missão faz parte do Plano de Coleta de Dados Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), com o objetivo de obter dados físico-químicos da água do mar, utilizados para gerar informações ambientais voltadas à segurança da navegação e às operações navais.
Leia também
Durante a comissão, foram realizadas 84 estações oceanográficas ao longo do litoral dos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Após o término dessa missão, o “Cruzeiro do Sul” vai se preparar para a Comissão “Apoio à Marinha Nacional de Camarões (MNC)”, com previsão de atracação no porto de Douala, entre 16 e 23 de junho de 2025. A atividade representa uma oportunidade de estreitamento das relações entre as duas Marinhas, além de possibilitar a apresentação das ações e do legado da Marinha do Brasil nas áreas de Hidrografia, Meteorologia, Oceanografia e Geologia Marinha.
Na sequência, após retornar ao Brasil, o navio realizará o lançamento de uma boia-ondógrafo spotter na região de Abrolhos (BA), como parte do apoio ao Programa Nacional de Boias (PNBOIA), coordenado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).