Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Mais de 102 mil eleitores estão com títulos cancelados em Maceió

Em todo o Estado, 354.861 ainda estão com os títulos eleitorais cancelados; situação pode ser regularizada na Justiça Eleitoral até o dia 6 de maio

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) divulgou nesta quinta-feira (5) que mais de 102 mil eleitores de Maceió estão com os títulos eleitorais cancelados. A perda do documento se deve ao não comparecimento às urnas por três eleições consecutivas sem justificativa à Justiça Eleitoral - no Brasil o voto é obrigatório por lei. Quem quiser regularizar a situação e o direito de votar na eleição municipal, deve procurar o Fórum Eleitoral ou as Centrais de Atendimento em dois pontos da capital até o dia 6 de maio.

Ainda conforme o tribunal, em Maceió, 590.576 estão aptos a votar, o que representa 14,75% do total do eleitorado de Alagoas, que é de 2.202.122. Em todo o estado, 354.861 ainda estão com os títulos eleitorais cancelados (13,87%).

Leia também

De acordo com a assessoria de comunicação do órgão,  agrande preocupação da Justiça Eleitoral é com a baixa procura de eleitores nas centrais de atendimento em Maceió e no interior nos primeiros meses do ano e com a formação de filas e possíveis tumultos nos dias que antecederem o fechamento do cadastro.

"O caso específico desses eleitores com os títulos cancelados muito nos preocupa, tendo em vista que estamos em ano eleitoral e o prazo final para esta regularização é o dia 6 de maio. É um número elevado de pessoas e, creio, que grande parte não sabe nem que se encontra nessa situação com a Justiça Eleitoral", declarou o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, presidente do TRE/AL.

Em Alagoas, os cartórios eleitorais funcionam, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13h30, para o atendimento ao público. Em Maceió, os postos do TRE/AL que ficam na Central Já do Maceió Shopping, no bairro de Mangabeiras, e a Central de Atendimento ao Eleitor do Parque Shopping, em Cruz das Almas, funcionam das 8h às 17h, também de segunda à sexta-feira. O Fórum Eleitoral da capital está localizado no bairro da Gruta.

Ainda conforme o tribunal, caso o eleitor tenha dúvidas sobre a regularidade do seu título, basta acessar o sitewww.tre-al.jus.bre procurar a área "Serviços ao Eleitor". Após, na opção "Situação Eleitoral", preenche o nome completo e a data de nascimento, e o serviço indicará se o título está irregular ou regular. No caso dos eleitores que podem ter o título cancelado, a mensagem orientará a procurar um cartório eleitoral.

Outra alternativa para consulta, segundo a comunicação do TRE/AL, é o download gratuito do aplicativo e-Título, que disponibiliza para smartphones todas informações do cadastro do eleitor, inclusive com informações sobre locais de votação e a emissão automática da certidão de quitação eleitoral. No aplicativo, aparecerá se o eleitor está em situação irregular ou regular com a Justiça Eleitoral.

Entre os impedimentos para o eleitor que não regularizar sua situação estão: obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concorrência pública ou administrativa da União, obter empréstimos bancários, inscrever-se e tomar posse em cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino, praticar qualquer ato para que se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas.

Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas