Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceioenses têm até esta quinta para pagar o IPTU com desconto

Redução oferecida é uma das maiores entre as capitais brasileiras, em porcentagem e prazo de vencimento

Primeira parcela do tributo, sem desconto, também vence nesta quinta (28)
Primeira parcela do tributo, sem desconto, também vence nesta quinta (28) | Foto: Luís Otávio Mendonça / Ascom Sefaz

Os contribuintes maceioenses têm até esta quinta-feira (28) para aproveitar os 10% de desconto na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024. A primeira das 10 parcelas, sem desconto, também vence nesta data.

Todas as guias estão disponíveis no site de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) clicando aqui. Para emitir o boleto, basta informar o número de inscrição imobiliária ou o CPF do titular e o CEP da localidade.

Leia também

Como forma de auxiliar os contribuintes municipais, a Sefaz Maceió vai funcionar em regime especial, devido ao ponto facultativo, atendendo os contribuintes que desejarem emitir o IPTU deste ano.

O atendimento ao público especial será realizado das 8h às 14h, na sede do órgão, na Rua Pedro Monteiro, 47, próximo à Praça dos Palmares, e será exclusivo para a emissão do IPTU 2024. A Secretaria recomenda que os interessados levem documentos do imóvel ou boletos e carnês antigos para facilitar o atendimento.

Também é possível baixar a guia com a ajuda da Roberta, a atendente virtual da Sefaz, disponível no link, basta solicitar o serviço de emissão de guias e informar os dados pessoais do titular do imóvel.

O imposto pode ser pago via Pix, código de barras copia e cola e boleto impresso. Além disso, a Prefeitura de Maceió encaminhou às residências dos contribuintes os novos boletos do IPTU deste ano, contendo as 10 parcelas, sem o desconto, e a cota única com 10% de redução. Os boletos foram enviados apenas para os imóveis que ainda não quitaram o IPTU.

O IPTU é um imposto municipal que arrecada recursos destinados a obras e políticas públicas que beneficiam toda a população e que atendem as áreas da saúde, educação, infraestrutura e oferta de serviços.

O desconto oferecido pela Prefeitura de Maceió é um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais brasileiras, em porcentagem e prazo de vencimento maior do que outras capitais.

A falta de pagamento do tributo pode levar à inscrição em dívida ativa e, com isso, trazer sérias consequências para o titular do imóvel, como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas