Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Maceió recebe Congresso Internacional de Microcefalia e Audição

Programação conta com palestras sobre a temática audição, microcefalia e infecção pelo vírus da Zika

Maceió tem sido a sede do I Congresso Internacional de Microcefalia e Audição. O evento, que segue até este sábado (25), está sendo realizado no Hotel Lagoa da Anta, no bairro da Cruz das Almas.

A programação conta com palestras sobre a temática audição, microcefalia e infecção pelo vírus da Zika, enfatizando a divulgação das produções científicas e tecnológicas, como a vacina contra o vírus, o protocolo de atendimento a pacientes com microcefalia, para que ocorra um intercâmbio entre a pesquisa, gestão em políticas públicas e a sociedade civil. E uma exposição de mais de 100 artigos acadêmicos.

Leia também

Durante o Congresso, fotos de mamães e bebês com microcefalia foram expostas. Entre os palestrantes, conta o organizador do congresso e fonoaudiólogo, Pedro Menezes, está o desenvolvedor da vacina contra o vírus da zika e diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Pedro Vasconcelos.

Segundo Vasconcelos, a vacina contra a zika começou a ser desenvolvida em abril de 2016 e, até então, passou por uma série de estudos e experimentos. Ele afirma que, se nada der errado nos procedimentos que ela deve seguir, a previsão para a comercialização da vacina será para 2021.

"Ano que vem nós começaremos os testes em homens e mulheres com idade fértil e em crianças abaixo de 10 anos. Por um longo período, nós iremos acompanhá-los para que a eficácia da vacina seja comprovada", explica.

Ele alerta que a vacina não poderá ser injetada em grávidas e, as mulheres que forem vacinadas, terão que esperar até três meses para engravidar. A medida, segundo Vasconcelos, é devido à existência do vírus na vacina, que pode comprometer o feto.

Além de ser uma medicação preventiva para evitar mais casos de microcefalia, Vasconcelos conta que a vacina será importante, caso a tendência de um novo surto de zika se confirme daqui a cinco anos. "A dengue passou por um período de controle e depois foi registrado novos surtos. Nós acreditamos que é possível que ocorra a mesma coisa com a zika. Por isso, também, a importância em investir na vacina e na conscientização", explica.

Atualmente são 80 casos registrados de microcefalia em Alagoas e cerca de 800 são de pacientes com a suspeita da doença, afirma o fonoaudiólogo Pedro Menezes. "Este ano, foi divulgado, que o número de casos de microcefalia causada pela zika diminuiu. Ano passado foram mais de 2mil casos e este ano, até maio, foram registrados 250", conta.

Rubéola e Síflis

Além da zika, Menezes conta que a rubéola e a sífilis também são causadoras da microcefalia. E que, devido a isso, os alertas sobre a doença devem permanecer, já que, de acordo com fonoaudiólogo, os números de casos de sífilis vem aumentando consideravelmente.

Oficina social

Visando também o caráter social e não apenas o científico, Menezes revela que neste sábado, 25 mães e pais de crianças com microcefalia farão parte de uma oficina que será oferecida no congresso. O objetivo da oficina será orientar os responsáveis sobre os cuidados com o filho diagnosticado com microcefalia e sobre os tratamentos adequados. Além disso, a oficina também ensinará os pais a produzirem repelentes caseiros.

O I Congresso Internacional de Microcefalia e Audição teve início na última quinta-feira (23) e segue até este sábado, com o encerramento às 19h. O evento conta com o apoio da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), do Centro Universitário Cesmac e é financiado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Ministério da Saúde.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas