Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

JHC entrega triciclos movidos a energia solar para carroceiros

Segundo o prefeito, os equipamentos farão com que os carroceiros usem um meio de transporte sustentável


				
					JHC entrega triciclos movidos a energia solar para carroceiros
Segundo o prefeito, os equipamentos farão com que os carroceiros usem um meio de transporte sustentável.. Itawi Albuquerque

O prefeito de Maceió, JHC, lançou, nesta quinta-feira (16), o programa Ecoletas, que tem o objetivo de substituir veículos de tração animal por triciclos elétricos, fornecidos pela Prefeitura. O programa também busca conscientizar a população sobre a importância de dar a destinação correta aos resíduos coletados.

Para JHC, trata-se de uma estratégia inovadora. “Temos nesse projeto a sustentabilidade aliada à tecnologia, à qualidade de vida, ao bem-estar animal e à dignidade dos trabalhadores", afirma o gestor do Poder Executivo municipal.

Leia também

Segundo o prefeito, os equipamentos farão com que os carroceiros usem um meio de transporte sustentável, carregado com energia solar e com uma autonomia de 100 km.

Para receber o veículo elétrico, o carroceiro precisa aderir ao programa, passar por um treinamento e tirar a CNH social disponibilizada pela Prefeitura.

Em contrapartida, ele doará seu animal, fará o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular e levará até um ecoponto para que seja dada a destinação correta. O carroceiro que aderir ao programa, receberá um salário mínimo. Na prática, ele será um funcionário contratado pela Prefeitura.

Ao todo, são 60 triciclos disponíveis e que serão liberados conforme a adesão dos profissionais. “A coleta é feita da maneira sustentável e mais ecológica possível, sem tração animal, com os ‘ecoletores’ treinados e remunerados pela Prefeitura. Uma ação que soma a geração de renda sustentável e a causa animal, pautas que sempre foram prioridade para a gestão” explicou o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo.

O prefeito JHC destacou que esse é o pontapé do projeto e que, a longo prazo, a Prefeitura pretende estender o Ecoletas para os 300 carroceiros mapeados em Maceió. “Vamos começar por aqui e estamos assinando esse decreto para nos comprometemos com esses trabalhadores”, disse.

Os triciclos podem ser recarregados na estrutura sustentável e abastecida por energia solar, instalada na Gruta de Lourdes, na parte alta da cidade. O local abriga ainda o sexto ecoponto da capital, que também foi inaugurado nesta quinta-feira (16).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas