
O prefeito de Maceió, JHC, lançou, nesta quinta-feira (16), o programa Ecoletas, que tem o objetivo de substituir veículos de tração animal por triciclos elétricos, fornecidos pela Prefeitura. O programa também busca conscientizar a população sobre a importância de dar a destinação correta aos resíduos coletados.
Para JHC, trata-se de uma estratégia inovadora. “Temos nesse projeto a sustentabilidade aliada à tecnologia, à qualidade de vida, ao bem-estar animal e à dignidade dos trabalhadores", afirma o gestor do Poder Executivo municipal.
Leia também
Segundo o prefeito, os equipamentos farão com que os carroceiros usem um meio de transporte sustentável, carregado com energia solar e com uma autonomia de 100 km.
Para receber o veículo elétrico, o carroceiro precisa aderir ao programa, passar por um treinamento e tirar a CNH social disponibilizada pela Prefeitura.
Em contrapartida, ele doará seu animal, fará o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular e levará até um ecoponto para que seja dada a destinação correta. O carroceiro que aderir ao programa, receberá um salário mínimo. Na prática, ele será um funcionário contratado pela Prefeitura.
Ao todo, são 60 triciclos disponíveis e que serão liberados conforme a adesão dos profissionais. “A coleta é feita da maneira sustentável e mais ecológica possível, sem tração animal, com os ‘ecoletores’ treinados e remunerados pela Prefeitura. Uma ação que soma a geração de renda sustentável e a causa animal, pautas que sempre foram prioridade para a gestão” explicou o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), Moacir Teófilo.
O prefeito JHC destacou que esse é o pontapé do projeto e que, a longo prazo, a Prefeitura pretende estender o Ecoletas para os 300 carroceiros mapeados em Maceió. “Vamos começar por aqui e estamos assinando esse decreto para nos comprometemos com esses trabalhadores”, disse.
Os triciclos podem ser recarregados na estrutura sustentável e abastecida por energia solar, instalada na Gruta de Lourdes, na parte alta da cidade. O local abriga ainda o sexto ecoponto da capital, que também foi inaugurado nesta quinta-feira (16).