Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Julho Amarelo: Secretaria de Saúde inicia ação de prevenção as hepatites virais

Ações com a comunidade serão intensificadas nas unidades de saúde durante este mês

Durante o mês de julho acontece a campanha de combate e prevenção às hepatites virais, o "Julho Amarelo". E com o objetivo de abordar a temática de maneira intensificada com usuários e profissionais envolvidos no diagnóstico e tratamento dos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas ações de orientação e capacitação.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Para os profissionais, serão ofertadas oficinas para atualizar as equipes e aprimorar os processos de trabalho com foco em diagnóstico, notificação e alinhamento de fluxo assistencial das hepatites e sífilis. Os eventos, organizados pela Gerência de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, acontecerão no Auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde, que fica no Jaraguá, e serão voltados para servidores da atenção básica, técnicos da Vigilância que atuam nos territórios, parceiros que ofertam testes rápidos, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços especializados e laboratórios.

Leia também

O 1º e 8º Distrito Sanitário (DS) participaram do primeiro dia de oficina, que aconteceu nessa segunda (1º). Nesta quarta-feira (3), das 8h às 12h, os profissionais do 2º e 3º DS recebem a capacitação. Já na quinta (04), das 13h às 18h, as oficinas serão com 4º e 6º DS. Na sexta-feira (5), das 8h às 12h, será com os profissionais do 5º DS. As oficinas encerrarão no dia 10, com a participação das UPAs, Casas de Acolhimento, do Bloco I do PAM Salgadinho, serviços especializados, maternidades e laboratórios.

Os interessados em participar do evento devem entrar em contato com a Gerência pelo telefone 3315-5197.

Shorts Youtube
Play
Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Enem 2026: Inscrições encerram nessa sexta-feira

Play
Doação de sangue em Maceió

Doação de sangue em Maceió

Play
Acidente em Marechal Deodoro gera engavetamento

Acidente em Marechal Deodoro gera engavetamento

Play
Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Play
Polícia prende suspeitos de integrar o Comando Vermelho em AL e no RJ

Polícia prende suspeitos de integrar o Comando Vermelho em AL e no RJ

Ações para a comunidade

As ações voltadas para o combate, prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais são intensificadas nas unidades de saúde durante o Julho Amarelo. No próximo sábado (6), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estará no Conjunto Selma Bandeira realizando testes rápidos e orientações à população.

Na tarde do dia 11, o Hospital Veredas, localizado no Farol, receberá o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com testes rápidos e orientação dos usuários. No dia 20, a Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Mundo contará com as atividades do CTA. Já no dia 23, haverá um seminário para profissionais da área da beleza no Senac, no Poço, além de testagem e aconselhamento. E no dia 27, uma ação levará prevenção e orientação à Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes.

"O trabalho durante a campanha é voltado, principalmente, para as pessoas acima de 40 anos, usuários de álcool e outras drogas, além de pessoas que praticavam esportes na década de 70 e usavam anabolizantes, porque são o público mais propenso", explica Teresa Carvalho, gerente do programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais.

Hepatites virais

A gerente destaca ainda a importância da vacinação, como forma de prevenção à hepatite B, e a realização dos testes rápidos. Ainda segundo Teresa, as hepatites mais comuns na região são os tipo A, B e C. "A hepatite A tem relação com a higiene e manipulação de água e alimentos contaminados, associados a outros hábitos, como não lavar as mãos. Já as hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente. Para a B tem vacina, mas a C é tratável e já apresenta 95% de cura", pontua.

A hepatite é uma doença extremamente silenciosa e que pode demorar décadas sem manifestar sinais e sintomas, levando o portador da doença a ter um diagnóstico em estágio avançado. "Por isso, é importante ter um diagnóstico precoce e fazer o teste, para que possam ser acessados os meios de tratamento do serviço público", conclui Teresa.

Tags

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas