O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) entrou na terceira etapa da Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval. Dessa vez, dois pares de ingressos para excursões bate-volta, sendo um para as Dunas de Marapé e outro para o Balneário Águas de São Bento, serão sorteados.
O objetivo é formar um estoque de sangue estratégico para atender a demanda de transfusões das maternidades e hospitais alagoanos. A ação começa nesta segunda-feira (13) e vai até quinta (16).
"O voluntário deve doar sangue nas Unidades de Arapiraca (Eldorado), Coruripe e Maceió (Trapiche, Farol e Via Expressa) e preencher um cupom com o nome completo e o telefone. Parte do canhoto será depositada em uma urna e o doador receberá um canhoto com um número para concorrer no momento do sorteio, que ocorre às 14h da quinta-feira (16), na Unidade Trapiche, na capital alagoana", informou o Hemoal.
Os doadores que ganharem os ingressos serão contatados via telefone pelo Serviço Social do Hemoal. O resultado será divulgado no portal www.saude.a.gov.br e no Instagram @hemoalagoas. "Serão contemplados dois doadores, que receberão um par de ingressos, dando direto às excursões bate/volta, até as Dunas de Marapé, em Jequiá da Praia, no dia 26 de fevereiro, e ao Balneário Águas de São Bento, em Boca da Mata, no dia 4 de março, sendo um par para cada uma delas", finalizou o Hemoal.
Os voluntários que doaram sangue desde o dia 30 de janeiro e preencheram o cupom estarão concorrendo automaticamente ao sorteio, mesmo se já foi contemplado na primeira e segunda etapa.
Artigos Relacionados
Critérios para Doação de Sangue
Ainda conforme a assistente social do Hemoal, para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 a 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, boa saúde e documento de identificação com foto. Quanto às pessoas que tenham colocado piercing, feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, a doação de sangue é vetada por 12 meses.
Não podem doar sangue voluntários que já tiveram hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids e sífilis. Quem já doou sangue e quer repetir o procedimento, deve esperar no mínimo 60 dias (homem) e 90 dias (mulher). As pessoas do sexo feminino também ficam proibidas de doar sangue se estiverem grávidas ou amamentando.
Além disso, é proibido ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação de sangue e é necessário que o voluntário durma por pelo menos seis horas antes da doação de sangue.