Cerca de 100 ex-militares das Forças Armadas participaram, na tarde desta quinta-feira (22), da última fase de treinamento antes de serem aproveitados no programa Ronda do Bairro, projeto de combate à criminalidade do governo estadual. A ideia é fazer com que os ex-militares contribuam no fortalecimento das ações da Segurança Pública, com foco no crime contra o patrimônio. O Ronda no Bairro foi implantado no bairro do Jacintinho e, com a novidade, também deve ganhar outras regiões da capital já nos próximos meses.
No treinamento realizado na orla de Maceió, os ex-militares foram instruídos sobre como agir durante uma abordagem policial de forma cidadã. Segundo a coordenação do projeto, cada participante vai atuar como uma espécie de "terceiro homem", dando suporte às atividades a serem realizadas diretamente pelas forças de segurança, responsáveis pelo policiamento ostensivo.
Leia também
O coordenador do Ronda no Bairro, Maxwell Santos, garante que, em breve, o eixo orla será contemplado com o reforço no policiamento. "Hoje, estamos executando o trabalho no Jacintinho, mas vamos abraçar as regiões comerciais de bairros como Jaraguá, Pajuçara e Jacarecica, além da parte alta. O foco é o trabalho para se evitar o roubo ao patrimônio, assegurando uma abordagem cidadã à sociedade alagoana", explica o militar.
O oficial destaca, ainda, que os integrantes do programa passaram por um curso de nivelamento, permitindo que todos estejam devidamente instruídos para os desafios que vão encontrar nas ruas de Maceió. "O treinamento de hoje é justamente para que possam sentir o que vão encontrar nas ruas, fazendo com que todo o conteúdo visto no treinamento possa ser colocado em prática", expôs o coronel.
