Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Festa de Nossa Senhora dos Prazeres tem início nesta quarta e vai durar 11 dias

Após dois anos de pandemia, fiéis participarão da procissão da Padroeira no dia 27 de agosto, encerrando-se no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá

Após dois anos de pandemia, a tradicional procissão de Nossa Senhora dos Prazeres está de volta. Nesta quarta-feira (17), a Arquidiocese de Maceió dá início às comemorações que celebram o dia da padroeira da cidade.

Com o tema “Comunhão, participação e missão”, a programação em homenagem à padroeira seguirá por onze dias com missas, café da manhã para as pessoas em situações de rua, Adoração ao Santíssimo Sacramento, quermesse na festa externa e procissão.

“Com alegria iremos dar início à tão esperada Festa da Padroeira na Arquidiocese de Maceió. Um tempo propício para o cristão católico realizar também um retiro espiritual; há 02 anos temos celebrado nossa excelsa Padroeira com limitações, mas mesmo este ano podendo ter a capacidade máxima dentro da igreja, devemos manter alguns cuidados para nossa segurança e do irmão e irmã”, afirmou o arcebispo metropolitano.

As festividades hoje com a procissão da Bandeira, às 18h, saindo do Quartel da Polícia Militar, no Centro, em direção à Catedral Metropolitana, acontecerá o hasteamento da bandeira seguido da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes. Durante o novenário, as Celebrações Eucarísticas serão realizadas às 6h, 15h e 19h, como já de costume será servido o café da manhã para as pessoas em situação de rua. Já os momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento e Meditação serão sempre às 10h e às 12h, conduzidos por diáconos da Arquidiocese.

No dia solene da Padroeira, 27 de agosto, feriado na cidade de Maceió, serão celebradas cinco missas, 6h – 9h – 12h – 15h e mais uma no encerramento, às 19h. Antes última Celebração Eucarística, haverá a Procissão da Padroeira, saindo, às 16h, da Catedral Metropolitana em direção ao Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá.

Dom Antônio Muniz salientou que a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres é de toda a Arquidiocese e está sendo preparada, pela Comissão de Organização, sob a coordenação do cônego Walfran Fonseca, administrador Paroquial, de uma forma atenta e que se fortaleça, ainda mais, a comunhão entre todo o povo de Deus.

E para o pós Festa da Padroeira, o metropolita ainda anunciou o Leilão da Padroeira, que acontecerá pela primeira vez e já tem data marcada – 18 de setembro.

"'Festa da Família Arquidiocesana'. Este ano o tema da festa da Padroeira nos chama a uma vivência e experiência para uma Igreja Sinodal: Comunhão, participação e missão. Venham celebrar conosco!”, expressou sua alegria ao convidar o cônego Walfran Fonseca em um vídeo veiculado nas mídias sociais.

Por ainda ser um período de pandemia, os fiéis são orientados a fazerem uso de máscara dentro da Igreja Catedral, evitar abraços e apertos de mãos; e ter sempre o álcool 70% para uso próprio. As medidas visam garantir o cumprimento da norma determinada pelo Arcebispo metropolitano desde que foi liberado o uso de máscara no Estado.

Artigos Relacionados

Trajeto procissão

Após dois anos sem a tradicional Procissão da Padroeira, os fiéis terão a alegria de poder participar este ano. A participação de milhares de fiéis e devotos(as) com suas demonstrações pública de fé é um momento único durante a Festa.

Este ano, sairá da Catedral Metropolitana, 16h, com o seguinte trajeto: Rua do Imperador – Rua Barão de Atalaia – Rua Barão de Anadia- Av. da Paz – Av. Ind. Cícero Toledo – Rua Epaminondas Gracindo- Rua João Camerino – Av. Walter Ananias – Rua Melo Póvoas, e parada final no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá, para a Santa Missa.

Aqueles que não puderem estar presentes na igreja Catedral poderão acompanhar todos os momentos litúrgicos AO VIVO pelo canal youtube.com/arquidiocesedemaceio.

Haverá também a cobertura da Festa pelas redes sociais @arqdemaceio e @catedraldemaceionsp, e as camisas da Festa estarão à venda na Catedral Metropolitana, no valor de R$ 35,00.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas