Feira de Adoção traz cães e gatos para Rua Aberta no domingo

143 animais já foram adotados desde o começo da Feira de Adoção, em outubro de 2021

A Orla da Ponta Verde recebe neste domingo (15) mais uma edição da Feira de Adoção Rua Aberta, entre 8h e 16h.

A iniciativa tem parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Doses de vacina antirrábica também serão aplicadas em pets, assim como haverá cães e gatos para adoção.

Desde o começo da Feira de Adoção, em outubro de 2021, 143 animais foram adotados, mudando a realidade de abandono que os pets viviam. Qualquer um pode adotar os animais que tiverem abrigo na UVZ diretamente na unidade.

Cachorra belinha, adotada responsavelmente - Foto: Reprodução

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, discutiu a importância de incentivar a adoção responsável no Município.

“Já conseguimos assegurar lares para vários cães e gatos, mas ainda existem muitos pets que precisam de acolhimento. As adoções nas feiras têm contribuído bastante para diminuir o número de animais abandonados nas ruas e em abrigos. Todos os animais merecem ser cuidados com muito amor e responsabilidade. A cada adoção que conseguimos fazer a vida de mais um pet é mudada”, detalhou a coordenadora.

A coordenação do Gabinete também informa que todos os animais presentes nas feiras estão saudáveis. Cada um passa por avaliação da equipe de médicos-veterinários. Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Já os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip de identificação que permite identificar o responsável em caso de abandono.

Para adotar

A pessoa deve ser maior de 18 anos para adotar um animal e precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Também tem que assinar um termo de responsabilidade pelo cuidado do animal que está adotando.