Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Estudantes movimentam o Cepa, em Maceió, no segundo dia de provas do Enem

Candidatos estavam nervosos e relataram a importância do controle emocional para obter êxito no exame

O domingo (28) foi movimentado no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), com a aplicação do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os portões abriram ao meio dia e muita gente já se encontrava no local para garantir a entrada na escola e a realização da prova, que é a porta de acesso à universidade pública.

A candidata Paula Teixeira foi uma das pessoas que chegaram cedo à Escola Estadual Moreira e Silva, seu local de prova. Ela disse estar bastante nervosa, mas garantiu ter estudado e se preparado para enfrentar as provas de exatas. "Tá todo mundo ansioso, como é prova de exatas, todo mundo fica mais nervoso, mas eu estudei e me preparei e estou torcendo para que dê certo. Fiz cursinho pré-vestibular e estamos na luta para que tudo saia como planejado", afirmou.

Leia também

Candidatos fazem o segundo dia de prova do Enem
Candidatos fazem o segundo dia de prova do Enem | Foto: Lílian Vicente

Já a estudante Ana Carolina Cavalcanti relatou que a expectativa para a prova deste domingo é de questões extensas e mais longas, que vão demandar mais tempo para obtenção da resposta. "Ao mesmo tempo, espero que tenha algumas questões nas quais possamos usar algumas estratégias para driblar o cansaço. Eu tive uma preparação bem sólida e o difícil agora é lidar com o psicológico", pontuou.

A mãe dela, Ana Cavalcanti, fez questão de acompanhar a filha até o local de prova e disse acreditar no êxito da filha. "Ela precisa ter calma, porque tudo o que ela tinha pra estudar, estudou. Agora, é controlar o emocional para ter êxito positivo na prova", disse.

Jovem que sonha em cursar Farmácia faz o Enem pela segunda vez
Jovem que sonha em cursar Farmácia faz o Enem pela segunda vez | Foto: Lílian Vicente

Tentando a aprovação pela segunda vez, o jovem Vitor Rafael, de 18 anos, disse estar nervoso, mas confiante. "É a segunda vez que faço e me dediquei bastante pra isso o ano todo, apesar de nessa reta final ter batido um desespero", destacou o estudante, que sonha em cursar Farmácia.

A vendedora ambulante Teresa Cristina comemorou as vendas deste domingo, mas ressaltou que a movimentação na semana passada, quando aconteceu o 1º dia de prova, foi mais intensa. “Hoje o movimento está muito bom que só tem eu de ambulante e semana passada tinha mais. Mesmo assim, eu achei que semana passada tinha mais gente fazendo a prova. A essa hora isso aqui tava cheio", contou à reportagem.

Ambulante Teresa Cristina
Ambulante Teresa Cristina | Foto: Lilian Vicente

Enem 2021

Em Alagoas, mais de 69 mil candidatos fizeram a inscrição para o exame, sendo que 51.265 confirmaram a inscrição após pagamento da taxa. Destes, 22,6% faltaram ao primeiro dia de prova, segundo o Ministério da Educação. Nesta reta final do exame, os alunos terão que responder 90 questões, divididas entre Ciências da Natureza e Matemática. Os gabaritos oficiais devem sair até 1° de dezembro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas