Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Desorientados, filhotes de tartaruga vão em direção contrária ao mar na Jatiúca

Segundo o Biota, os animais podem ter sido atraídos pela iluminação pública

Turistas que percorriam a Orla da Jatiúca, em Maceió, depararam-se com diversos filhotes de tartaruga que percorriam, desorientados, a areia da praia, em direção contrária ao mar. A situação foi registrada em vídeo e ocorreu na noite desta terça-feira (18).

Segundo o diretor do Instituto Biota, Bruno Stefanis, a desorientação das tartarugas podem ter ocorrido pelo que se chama de fotopoluição. Quando os animais marinhos são atraídos pela iluminação artificial. Assim, elas seguem em direção contrária, achando que estão indo até o mar.

Leia também

Um turista de Salvador, que passava pelo local, filmou o momento e acionou a equipe do Biota, que se deslocou à praia da Jatiúca para identificar onde está o ninho. Segundo Bruno Stefanis, enquanto a equipe não chega, os próprios transeuntes estavam ajudando a colocar os animais no mar.

Segundo o projeto Tamar, a fotopoluição impacta significativamente todas as fases do ciclo de vida de uma tartaruga, mas o efeito é mais preponderante nos filhotes.

"Atualmente, a iluminação artificial é um dos tensores antrópicos de maior causa de distúrbios para o sucesso da conservação destes animais. Conhecida como fotopoluição, a presença prejudicial da iluminação artificial no meio ambiente afeta as tartarugas marinhas, principalmente em suas áreas de desova", explica.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas