Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Defesa Civil de Maceió recebe treinamento para emissão de alertas à população

Em dezembro de 2018, cidade teve o reconhecimento federal de situação de emergência; objetivo é a gestão do risco de desastre em bairros da capital

Durante esta última semana, equipes da Defesa Civil de Maceió participaram de um treinamento para a necessidade de emissão de alertas à população dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro. As região foram afetadas pelo surgimento de rachaduras nas residências e o afundamento no solo.

Os profissionais foram preparados para identificar possíveis progressões de um evento geológico; qual os limites específicos e as melhores estratégias para alertar os moradores; e quais ações específicas precisam ser realizadas para comunicar qualquer ocorrência de forma eficiente. Os ensinamentos ainda envolveram o mapeamento de riscos geológicos, a metodologia de gestão de desastre e a governança de órgãos parceiros.

Leia também

Segundo o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, o treinamento mostra a importância da formação de boas redes para a prestação do serviço ao público. "Cada órgão entra com seus conhecimentos e profissionais, e todos juntos fortalecem a prestação dos serviços para a população que está exposta a possíveis desastres."

Em dezembro de 2018, Maceió teve o reconhecimento federal de situação de emergência do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Dessa forma, o Governo Federal tem liberado recursos para aluguel emergencial e apoio técnico para a defesa civil local. As ações são para apoio da população aos bairros atingidos.

O monitoramento dos parâmetros meteorológicos, hidrológicos e geológicos e o envio dos alertas serão realizados no Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), em Maceió. O Centro foi reestruturado e recebeu o reforço de novos especialistas como engenheiros, geólogos e meteorologistas.

A capacitação contou com a participação dos profissionais do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec); do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Alertas em TVs por assinatura

A partir da próxima segunda-feira (23), os usuários de TVs por assinatura nos estados de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro começam a receber os alertas da Defesa Civil Nacional sobre riscos de desastres naturais durante a programação.

O projeto oferece mais uma plataforma de comunicação com a população em momentos prévios a ocorrências, dando mais segurança e proteção às pessoas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O sistema já está em operação no Paraná e em Santa Catarina, estados que recepcionaram o projeto-piloto a partir de maio deste ano. A iniciativa estará disponível em todo o Brasil até o final do ano. A implantação nos estados do Nordeste está programada para o mês de dezembro. Em Alagoas, o cronograma foi antecipado considerando a gestão do risco de desastre nos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange.

* Com informações da assessoria de comunicação do Ministério do Desenvolvimento Regional. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas