Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Cursos gratuitos trazem esperança aos maceioenses de baixa renda

É preciso estar inscrito no Cadastro Único para disputar as vagas disponíveis

Primeiro emprego, mudança de profissão e ressocialização social. Esses são motivos que levam maceioenses de baixa renda a procurarem os cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Maceió em parceria com o Senai. A previsão é que este ano sejam formados 450 maceioenses, para atuarem nas áreas de construção civil e produção de alimento.

Para o secretário de Assistência Social de Maceió, Carlos Jorge, os cursos são oportunidades para os maceioenses ingressarem no mercado de trabalho, gerarem renda para as suas famílias e ainda movimentarem a economia nos territórios de vulnerabilidade social.

Leia também

“A qualificação profissional influencia positivamente na vida das pessoas, tanto para conquistarem o emprego formal, quanto para se tornarem microempreendedores. E, consequentemente isso movimenta a economia, pois eles passam a acessar os bens e serviços, gerando recursos e renda para a cidade”, explicou o secretário.

De acordo com o gerente do Senai Alagoas, Welton Barbosa, a parceria gera profissionais qualificados, que podem atuar em empresas ou montarem seus negócios.

"Saber que a Prefeitura de Maceió investe e incentiva a capacitação profissional dos maceioenses é muito bom. E quando a Prefeitura busca parceiros como o Senai Alagoas, que já possui um nível de excelência na formação profissional, só podemos esperar, como resultado dessa parceria, o sucesso e o aumento da renda dos maceioenses”, comentou Barbosa.

A conquista do primeiro emprego foi o que motivou Micael Maia, de 20 anos, a fazer o curso de pintura industrial. O jovem concilia as aulas do ensino médio com as do Senai, na certeza de que seus esforços serão recompensados.

“Só eu sei a luta que é fazer o curso técnico pela manhã e ir para a escola à noite. Mas neste Brasil de hoje, com o número de desempregados que nós temos, não pude perder essa oportunidade, pois eu sempre tive curiosidade de aprender técnicas de pintura e agora eu posso ganhar dinheiro com isso”, comentou entusiasmado.

Com a crise econômica nacional - agravada pela pandemia do Covid-19 - muitos maceioenses tiveram que migrar de profissão, como é o caso da ex-empregada doméstica Eva Vilma. Ela conta que primeiro teve os seus direitos retirados e em seguida recebeu a demissão, motivo que a fez iniciar outra profissão do zero.

“Eu nunca fui de ficar parada. Sempre tive uma rotina muito intensa, por isso assumi o desafio de me qualificar na área da construção civil para futuramente trabalhar com carteira assinada ou como autônoma. Eu estou muito feliz pela oportunidade”, contou a Eva Vilma.

Os cursos também são oportunidades para pessoas que estão em processo de ressocialização social, como é o caso do Antônio da Silva, de 44 anos, que chegou a morar na rua após desenvolver um quadro de alcoolismo. Hoje, ele é assistido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e já se sente otimista com o futuro, ao fazer o curso de encanador industrial.

“A ressocialização é muito importante na vida do cidadão, inclusive na minha que estava fora do convívio social. Eu já fui militar da aeronáutica, mas depois passei por uma fase muito difícil e cheguei a ficar nas ruas, mas eu fui me reerguendo e agora estou aproveitando essa oportunidade maravilhosa. O curso está abrindo novos horizontes, novas perspectivas de vida e eu já começo a sonhar com o futuro novamente”, disse o Antônio.

Só este ano, quatro turmas já foram formadas, quatro estão em andamento e em breve mais dez turmas serão ofertadas. Os cursos são de encanador instalador predial; pintor de obras; pedreiro de alvenaria e padeiro. Todos têm duração de dois meses.

Para concorrer a uma vaga é necessário estar inscrito no CadÚnico com renda familiar de até R$ 178,00 por pessoa. Além disso, é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cursando a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Ao realizarem a matrícula, os alunos recebem material didático, auxílio-transporte, alimentação e o certificado do Senai no final do curso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas