Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Culinária alternativa: cozinheira da Semed ganha prêmio em concurso

Raquel Vieira elaborou dois pratos que tem como base plantas desconhecidas pela população como comestíveis

A culinária abre um mundo de possibilidades para quem realmente gosta de cozinhar e foi assim que a cozinheira Raquel Vieira acabou ganhando um prêmio. Ela participou do 1º Concurso de Culinária Panc, organizado pelo Laboratório de Ecologia, Conservação e Evolução Biocultural (Leceb) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conquistou os jurados com o bolo azul de jenipapo e o escondidinho de cará com carne de jaca.

Panc é a sigla para 'Plantas Alimentares Não Convencionais', uma vertente da culinária que propõe uma nova visão de plantas desconhecidas pela população como comestíveis. A cozinheira Raquel Vieira conheceu o movimento através do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane) da Semed. "Desde o ano passado estamos fazendo pesquisas com Panc. Quando foi divulgado o concurso, o pessoal do setor logo motivou a minha participação", afirma ela.

Leia também

Com os conhecimentos adquiridos, Raquel elaborou dois pratos para o concurso. A opção salgada foi o escondidinho de cará com carne de jaca, ora-pro-nóbis - uma planta bastante rústica e perene, originária do continente americano e encontrada no Brasil, tanto no Nordeste quanto no Sudeste - e açafrão da terra. Para a sobremesa, o bolo azul de jenipapo impressionou. Com estes pratos, Raquel conquistou o terceiro lugar no 1º Concurso de Culinária Panc.

Alimentação Panc na escola


				
					Culinária alternativa: cozinheira da Semed ganha prêmio em concurso
FOTO: Leceb/Ufal

Com jaca mole é possível aproveitar quase tudo, exceto a casca. O caroço pode servir para purê, farofa, creme e o que mais a imaginação permitir. As flores de murici e de hibisco são outros exemplos de Panc.

O 1º Concurso de Culinária Panc foi promovido como parte do projeto de pesquisa do Laboratório de Ecologia, Conservação e Evolução Biocultural (Leceb) do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) da Ufal. A professora Patrícia Muniz, orientadora do projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão, afirma que a iniciativa partiu do interesse em publicizar a possibilidade do uso destas plantas para alimentação.

Dentro da atuação do Leceb já foram realizados trabalhos de levantamento de espécies em áreas rurais e avaliação sensorial. Os estudantes da Universidade também já colaboraram com a Semed para a formação dos cozinheiros da rede.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas