Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Consumo das famílias em Maceió atinge a maior pontuação dos últimos 22 meses

Na comparação com fevereiro de 2021, o indicador cresceu 14,4%, apontando um cenário mais propício

O consumo das famílias chegou a 105,6 pontos - maior pontuação dos últimos 22 meses -, segundo a pesquisa sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pelo Instituto Fecomércio de Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O crescimento é de 17,85%, quando comparado com setembro de 2021.

O levantamento aponta que, na comparação com fevereiro de 2021, o indicador cresceu 14,4%, apontando um cenário mais propício ao consumo do que o visto há um ano.

Leia também

"Estamos vendo um movimento gradativo da volta à normalidade. Se há um ano ainda sofríamos mais diretamente os impactos da pandemia na economia, atualmente vemos um cenário mais otimista, com mais empregos sendo gerados, o que repercute na intenção de consumo", explicou Victor Hortencio, assessor econômico da Fecomércio/AL.

O subíndice emprego atual obteve um aumento de 1,7%, resultado provavelmente explicado pelo saldo de empregabilidade positivo visto em janeiro de 2022 em Maceió, com mais de 6.752 admissões e saldo de empregabilidade positivo em 439 empregos, de acordo com o Caged. Esse dado também justifica a moderada variação do subíndice perspectiva profissional, que foi de 6,8%. Juntos, esses subíndices demostram uma relativa segurança quanto ao emprego atual. Já a renda atual demonstra estabilidade, sendo o subíndice com menor variação mensal (0,3%). No contexto geral, 43,6% das famílias afirmam que a renda se igual ao do ano passado.

Os subíndices acesso ao crédito e momentos para duráveis apontaram as maiores variações na passagem de janeiro para fevereiro, respectivamente 4,7% e 11,4%. E embora nenhum dos dois subíndices tenha atingido o patamar acima de 100 pontos, a alta mensal significa um movimento de recuperação para esses quadrantes, os quais foram os mais afetados em meses anteriores.

Apesar de um cenário mais positivo, 52,4% das famílias acham que agora é um mau momento para a aquisição de duráveis e 45,5% acreditam que o acesso ao crédito está igual ao do ano passado.

O subíndice que mede a perspectiva de consumo das famílias aumentou 5,4%, obtendo a terceira maior variação quando comparado ao mês de janeiro. "Isso pode ser analisado tendo em vista o comportamento dos consumidores que se mostram confiantes, talvez, pela volta à normalidade das atividades comerciais pelos próximos meses, dado o avanço da vacinação, que alcançou mais de 75% da população de Maceió, de acordo com os dados da prefeitura", ressalta Victor.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas