As equipes de saúde da Prefeitura de Maceió têm realizado ações de porta em porta nas comunidades da capital alagoana para atendimentos a milhares de famílias por meio do Brota na Grota. Os profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia e assistência social, além da equipe veterinária, prestam serviço diariamente e levam acolhimento e inclusão social para a população.
Nesta semana, a equipe foi levada para o Residencial Oiticica, no bairro Benedito Bentes, onde mora a dona de casa Fabíola Hortência. Ela conseguiu vacinar a filha Soraya, de 8 meses, na sala de casa, assim como fez a medição de pressão e da glicemia. “Como aqui é longe de tudo, o pessoal vindo em casa facilita muito”, disse.
A proposta do atendimento de saúde porta em porta, por meio do Brota na Grota, é reforçar o serviço prestado pelas unidades básicas e executar uma busca ativa de pessoas com diabetes, hipertensão e dores crônicas para que iniciem o tratamento.
A enfermeira Lídva Melo, líder da equipe, explicou que o objetivo do trabalho é orientar que as pessoas tomem a medicação prescrita e previnam doenças.
Artigos Relacionados
“É um serviço muito necessário, porque ele vai do atendimento do bebezinho até o idoso. A gente faz o acolhimento de toda a família. Quando a gente chega em uma casa, tem os avós, os pais, as crianças, então a gente faz todo esse acolhimento, e orienta também a procurarem o médico quando é preciso”, afirmou ela.
Antônio Duarte da Silva, que também é morador da região, aproveitou para tomar uma vacina pendente no cartão de imunização. “Eu acho muito importante, principalmente para as pessoas que não podem sair de casa, que são doentes. Acho que estão fazendo o que é melhor para o povo."
*com informações da assessoria.
