Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Transportadores complementares dão trégua a paralisações após acordo com o TJ

Categoria se comprometeu a não fazer novos atos até o dia 5 de outubro

Após entendimento com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), nesta segunda-feira (28), representantes do transporte complementar de passageiros deram uma trégua nas paralisações e se comprometeram a não realizar novos atos, até o próximo dia 5, quando está previsto novo encontro da categoria com o juiz Carlos Cavalcanti, na sede do TJAL.

O magistrado é o relator do processo que discute a proibição de fiscalização dos chamados "táxis-lotação" por parte da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal).

Leia também

"Vamos cumprir a determinação de não realizar bloqueios", afirmou o presidente do Sindicato dos Transportadores Complementares de Passageiros (Sintrancomp/AL), Maércio Ferreira. A categoria se queixa da concorrência com taxistas que atuam ilegalmente no transporte intermunicipal de passageiros.

Segundo Maércio Ferreira, o número de "táxis-lotação" tem crescido a cada dia. "O Estado e os municípios precisam ter controle, porque o transporte complementar passa por licitação, cumpre uma série de normas, e essa concorrência desleal tem inviabilizado o nosso trabalho", destacou o presidente do Sindicato, ressaltando ser importante a definição de qual órgão é competente para fiscalizar o transporte de passageiros, para que o procedimento seja retomado.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi/AL), Ubiraci Correia, também participou da reunião no TJAL. Ele defende que a Arsal não tem competência para fiscalizar os táxis. "Não somos contra a fiscalização, porém entendemos que a Arsal não é o órgão competente. Esse trabalho deveria ser feito pela SMTT ou pelo BPTran, por exemplo".

O presidente do Sintaxi afirmou, ainda, que o órgão defende a legalidade, não sendo favorável à concessão excessiva de alvarás para taxistas. "Em Marechal Deodoro, o Sindicato entrou na Justiça para suspender mais de 40 alvarás que a Prefeitura iria fornecer para a categoria", disse.

Próxima reunião

O processo que trata da proibição da Arsal em fiscalizar os taxistas será julgado pela 2ª Câmara Cível do TJAL, em data ainda a ser definida. "Vamos encaminhar a questão jurídica e algumas providências de ordem administrativa. No momento ficou estabelecido que não vai haver nenhum tipo de bloqueio ou manifestação, até a próxima segunda-feira, quando essas questões jurídicas e administrativas serão providenciadas", explicou o juiz Carlos Cavalcanti.

Também participaram da reunião de hoje representantes da Arsal, da Procuradoria do Estado de Alagoas, da Polícia Militar e da Associação dos Municípios (AMA/AL).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas