Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça nega liminar e mantém cancelamento do concurso da Polícia Civil de Alagoas

Juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima expôs a “fortíssima probabilidade de vazamentos de informações obtidas delituosamente", já que trata-se da obtenção indevida de gabaritos para venda ou cessão

A Justiça alagoana negou, nesta quinta-feira (20), pedido liminar da Defensoria Pública do Estado (DPE) e manteve o cancelamento do concurso público da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL). O juiz Alberto Jorge Correia de Barros Lima expôs a "fortíssima probabilidade de vazamentos da informações obtidas delituosamente, mesmo porque trata-se, também, de obtenção indevida de gabaritos para venda ou cessão."

No pedido liminar, a DPE alegou que o "cancelamento/anulação" das provas possui fundamentação genérica e que não corresponde à realidade da investigação, sendo praticado sem a abertura de processo administrativo que assegure o exercício do contraditório. A Defensoria argumentou ainda que a investigação possui suspeitos identificados, que podem apenas ser eliminados do concurso - sem ser necessário o cancelamento do certame -, e que não há dados no inquérito que indiquem possibilidade de ampliação dos envolvidos.

Leia também

A Defensoria cita também que há documentos do Cebraspe (Centro executor do certame) em resposta aos Delegados investigadores, encaminhando cópias das provas discursivas de 23 candidatos ao cargo de Agente, o que indica, segundo a DPE, que eles seriam os suspeitos da fraude.

Contudo, o magistrado ponderou que há "constatação de ação criminosa de um grupo de candidatos” e que “por si só, já compromete a aparência de lisura, senão a própria lisura do concurso''. “Parece que andou bem a administração pública”, julga Barro Lima.

“A existência de indícios da ocorrência de fatos criminosos, apurados em investigação policial, capazes de comprometer a lisura do certame, não pode, jamais, ser desprezada ao se discutir o prosseguimento das etapas do concurso público. Os dados colhidos pela Polícia Civil apontam para a articulação de um esquema organizado para obtenção de gabaritos no intuito de fraudar o concurso público, como se verifica, inclusive, no relatório parcial dos inquéritos policiais”, revela o juiz.

Alberto Jorge Correia de Barros Lima ressalta que não se pode ignorar a ação de possíveis criminosos, o que afeta diretamente a conclusão do certame, ferindo a fé pública e as crenças nas instituições. "Note-se que a existência de uma delimitação inicial de criminosos, não significa, dada a magnitude do certame, precisar quem foi beneficiado."

Por fim, o juiz afirma não vislumbrar aparência sequer da possibilidade de dano ao patrimônio público e social. “Ao menos nesse momento, primeiro por conta do fato de que o pagamento dos certames se dá com ingresso das verbas recebidas com a inscrição, segundo, porquanto, dano haveria com adiamento demorado do certame, com sua desmoralização por conta das notícias de fraudes levadas a cabo pelo próprio administrador, interessado na lisura e transparência máxima de todos os aspectos do certame. Neste aspecto, é duvidoso, mesmo, o cabimento da ACP."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas