Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Gilmar Mendes nega pedido de habeas corpus para ex-prefeito Celso Luiz

Decisão monocrática no STF foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) de quarta-feira (21)

Em decisão monocrática, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, negou o pedido dehabeas corpusimpetrado pela defesa do ex-prefeito de Canapi, Celso Luiz. Ele é acusado de acusado de organização criminosa, desvio de verbas públicas, dispensa indevida de licitação e lavagem de dinheiro.

De acordo com a decisão de Gilmar, publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) nessa quarta-feira (23), o decreto prisional expedido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5), estava devidamente fundamentado com provas concretas dos crimes cometidos pelo ex-prefeito.

Leia também

Além disso, o ministro destacou que a defesa alegou que não haviam motivos ensejadores da prisão cautelar. Mas, segundo ele, "nos termos do artigo 312 do CPP, a prisão preventiva pode ser decretada (i) para a garantia da ordem pública ou da ordem econômica, (ii) por conveniência da instrução criminal ou (iii) para assegurar a aplicação da lei penal".

Gilmar ainda utilizou trechos de decisões do TRF5 e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que indeferiram o pedido de revogação da custória de Celso Luiz.

Por fim ele destaca: "Vê-se, portanto, que a medida extrema lastreou-se em elementos concretos colhidos dos próprios autos, harmonizando-se a constrição da liberdade do acusado com a jurisprudência do STF. Nesse contexto, entendo, também, que as medidas cautelares alternativas diversas da prisão, previstas na Lei 12.403/2011, não se mostram suficientes a acautelar o meio social.".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas