Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Fachin relatará pedido de Lula para suspender decisão de Gilmar Mendes

Habeas corpus aponta que ministro do STF foi além do que pediam ações. Na sexta-feira, Gilmar Mendes suspendeu nomeação de Lula na Casa Civil

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado para relatar o habeas corpus protocolado no fim de semana pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula, junto com outros seis juristas, no qualsolicitam a suspensão da decisão do ministro Gilmar Mendesque barrou a nomeação do petista para a chefia da Casa Civil.

Além dos advogados de defesa de Lula, também assinam o documento os juristas Celso Antônio Bandeira de Mello, Weida Zancaner, Fabio Konder Comparato, Pedro Serrano, Rafael Valim e Juarez Cirino dos Santos.

Leia também

Na última sexta-feira (18),Gilmar suspendeu a nomeação de Lulasob o argumento de que o ex-presidente foi nomeado para ter foro privilegiado garantido e, assim, tirar as investigações sobre ele das mãos de Moro.

Com a posse no ministério, Lula seria investigado exclusivamente pelo STF. Na mesma decisão, Gilmar Mendes determinou que a investigação do novo chefe da Casa Civil seja mantida com a Justiça Federa do Paraná.

O argumento da defesa de Lula e dos juristas que subscreveram o habeas corpus é que Gilmar Mendes impôs "constrangimento" ao ex-presidente porque foi além do que pediram as ações judiciais, que queriam suspender a nomeação, ao determinar o retorno do processo para Moro.

No habeas corpus, a defesa pede expressamente a anulação do trecho da decisão de Gilmar Mendes que devolveu o processo ao juiz federal paranaense.

No sábado, os advogados de defesa de Lula já haviam enviado ao ministro do Supremo Teori Zavasckipedido para que ele seja o responsávelpela análise das ações que tramitam no tribunal sobre a posse do ex-presidente na Casa Civil. A defesa entende que o fato de Teori ser o relator dos processos da Lava Jato que tramitam no tribunal faz com que, "ao menos provisoriamente", ele seja o ministro responsável para analisar o caso.

Um terceiro pedido feito pela defesa do ex-presidente solicita que o Supremo proíba Moro de investigar Lula e questiona a divulgação das conversas de interceptadas pela Polícia Federal, entre as quais um telefonema com a presidente Dilma Rousseff. Os advogados de Lula também querem que a Suprema Corte analise se houve crime no grampo e na divulgação das conversas.

Fachin também irá relatar o habeas corpus preventivo apresentado no último sábado (19) por um cidadão (o advogado Samuel José Silva, de São Paulo) que tenta evitar que o ex-presidente da República seja preso por ordem do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas