Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Compra do primeiro imóvel volta a ter 50% de desconto em taxas cartoriais

Decisão está publicada no Diário Oficial desta quarta-feira; Alagoas era o único Estado que não cumpria a legislação

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) decidiu que, a partir de agora, o alagoano terá um desconto de 50% em despesas cartoriais na compra do primeiro imóvel. A decisão da Corregedoria-Geral do Poder Judiciário, assinada pelo desembargador Paulo Barros Lima, está publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (22).

De acordo com a decisão, o benefício está na legislação, previsto na Lei Federal nº 6.015. Alagoas, porém, era o único estado da Federação a não cumprir a redução dos emolumentos, que são as taxas remuneratórias de serviços públicos, tanto as notariais quanto as de registro.

Leia também

"Os emolumentos incidentes sobre todos os atos de registro, sem qualquer exceção, inclusive os de garantia real, referentes à primeira aquisição para fins residenciais, financiada pelo sistema financeiro da habitação, serão reduzidos em 50%. O desconto incide sobre todos os emolumentos cobrados, independentemente do valor", diz o jurista.

Segundo o corregedor-geral, o desconto independe do valor do imóvel e fica assegurado ainda "o ressarcimento da quantia recolhida à maior, devidamente atualizada, na forma da legislação vigente". Vale lembrar que a lei abrange os financiamentos feitos por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

A decisão entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial de Justiça.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas