Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Plantas invasoras prejudicam navegação na região do Baixo São Francisco

"Baronesas", espécie exótica encontrada nas regiões de Penedo e Piaçabuçu, têm se propagado cada vez mais, conforme chama atenção a ONG Canoa de Tolda

A invasão de plantas exóticas conhecidas como "baronesas" (Eichomia crassipes) tem se tornado um problema em evolução para a região do Baixo São Francisco, notadamente aos ribeirinhos dos municípios de Penedo e Piaçabuçu. A propagação da espécie tem prejudicado a navegação pela região, conforme chamou a atenção nesta quinta-feira (25) a ONG Canoa de Tolda.

A instituição, presidida pelo ambientalista Carlos Eduardo Ribeiro Júnior, divulgou material em seu portal (canoadetolda.org.br), como forma de chamar a atenção da população e dos órgãos ambientais para o problema. De acordo com a entidade, as ações de monitoramento da invasão das baronesas, plantas também conhecidas como "balseiros", é feita pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), mas a mais recente teria ocorrido em agosto de 2018, mesmo assim apenas na região de Paulo Afonso (BA), quando deveria ter ocorrido em toda a extensão até a foz do São Francisco, em Piaçabuçu. "É a configuração do São Francisco oficial, distante da realidade cotidiana das populações do baixo", relataram.

Leia também

Ainda segundo a entidade, a extensão da ocupação do rio pelos bancos de baronesas é cada vez maior, criando situações de bloqueio de canais, portos, vias navegáveis, comprometendo de forma significativa a navegação, sobretudo as travessias entre Brejo Grande (SE) e Piaçabuçu, além das linhas entre Neópolis (SE) e Penedo. Os bancos, por vezes, são tão grandes e pesados que arrastam tudo o que tem pelo caminho, a começar pelas embarcações", alerta.

O prejuízo à navegação pode ser registrado em imagem feita pelo "Doca Pescador", que mostrou uma grande embarcação atingida e arrastada por um banco da planta invasora na região de Brejo Grande.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas