Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Pai de bebê encontrado morto em Ibateguara vai responder por homicídio culposo

Delegado que investiga o caso concluiu pelo indiciamento do genitor, levando em consideração a negligência

O pai do bebê John Guilherme Marcelo de Oliveira, de 1 ano e quatro meses, que foi encontrado morto no Rio Jacuípe, na zona rural do município de Ibateguara, na última segunda-feira (7), vai ser indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A conclusão é do delegado Edberg Sobral, responsável pela investigação do episódio.

A autoridade policial definiu este tipo de indiciamento com base no laudo do Instituto Médico Legal (IML), apontando morte por afogamento, e no depoimento do genitor, ocorrido nessa quarta-feira (9), ao confessar negligência no cuidado com o menor.

Leia também

O corpo do menino foi levado pela correnteza e só foi visto, por populares, preso a um arame farpado, às margens do rio, um dia após a família dar conta do desaparecimento.

Na oitiva, o pai [de nome não revelado, por força da Lei de Abuso de Autoridade] admitiu que estava sob efeito de bebida alcoólica no dia em que perdeu o filho de vista. O agricultor disse que havia saído de casa para um trabalho no mesmo povoado onde mora (Canastra) e decidiu levar os dois filhos pequenos consigo. A mãe dele e a irmã de criação também o acompanharam, mas para fazer outra atividade.

"Elas estavam lavando roupas no rio e, ao passar o tempo, voltaram para casa. O filho mais velho do agricultor voltou com a avó e o menor ficou com o pai. Em um determinado momento, o menino se afastou e sumiu. Algum tempo depois, o genitor se deu conta e tentou procurá-lo, inclusive com um morador próximo, mas não conseguiu localizá-lo. Foi quando decidiu procurar a delegacia para registrar o desaparecimento", detalhou o delegado.

Em depoimento, conforme Edberg Sobral, o pai confessou que se descuidou do bebê e admitiu que, se tivesse dispensado uma atenção melhor, a fatalidade não teria acontecido. "Ele demonstrou estar bastante abalado com o fato e chorou diversas vezes no interrogatório. Após ouvi-lo, mantive contato com o IML para saber o resultado do laudo, que confirmou o afogamento como causa da morte. Assim que receber o documento oficial, vou concluir o inquérito relatando o indiciamento do genitor por homicídio culposo", revelou o delegado.

Ele acrescentou que nenhum requisito é preenchido, no âmbito da investigação policial, para um eventual pedido de prisão preventiva do suspeito. Porém, a prisão não está descartada, assim como o perdão judicial, quando a ação penal estiver em tramitação.

A mãe de John está grávida de 8 meses e, muito emocionada, foi ouvida rapidamente pela polícia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas