Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Com 70m, estátua do Cristo em Pilar terá investimento de R$ 12,2 mi

Monumento será o maior do mundo, chegando a pesar quase 3 mil toneladas

A estátua do Cristo - que começará a ser erguida em Pilar - terá investimentos, com recursos próprios do município, na ordem de R$ 12,2 milhões. Esta já é considerada a maior escultura que retrata Jesus do mundo com 70 metros de altura e 60 de envergadura, pesando quase 3 mil toneladas. A previsão de inauguração é para julho de 2024.

Só o rosto do Cristo tem uma tonelada e meia: são dez metros da cabeça ao pescoço, segundo explica o escultor Markus Moura, que lidera uma equipe de cinco artistas, entre auxiliares, soldadores e armadores.

A estátua retrata Jesus ressuscitado e é assinada pelo mesmo artista que esculpiu o Cristo da cidade de Encantado (RS), hoje o maior do Brasil, com 43,5 metros. No monumento de Alagoas haverá ainda um elevador interno que levará ao mirante de vidro localizado no coração do Cristo. O famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro, com 38 metros, atualmente é o 6º maior do mundo.

Ao todo, as obras vão mobilizar quase 50 profissionais, incluindo os operários da construtora responsável pela base e tronco da escultura, que equivale a um prédio de 23 andares. O Cristo vai se somar à imagem gigante de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e à Via Sacra com peças do mestre artesão João das Alagoas, já instalados no mirante com vistas à Lagoa Manguaba.

Segundo o artista Markus Moura, o trabalho é um pouco mais realista que o do Cristo do Rio de Janeiro. No de Pilar, o visitante poderá notar as veias e até detalhes das mãos. "E ao subir de elevador até o peito do Cristo, o visitante vai desfrutar de uma visão panorâmica da cidade”, explicou.

Lançamento da obra

Nesta quarta-feira (7), a cidade recebeu centenas de pessoas, entre moradores, imprensa e trade turístico, para o lançamento das obras da escultura, que fará parte de um complexo cultural e religioso localizado no Alto do Santo Cruzeiro. No evento, os convidados já puderam, inclusive, conhecer peças como as mãos e o rosto do Cristo, e participar de uma sessão de perguntas sobre a obra.

O prefeito da cidade, Renato Filho, afirmou que a implantação do Cristo em Pilar é mais que a criação de um monumento religioso e que o município precisa ser visto como um vetor de desenvolvimento – principalmente por meio do gás natural – de todo o estado.

“O Cristo vem para complementar o turismo de Pilar e de Alagoas. Em breve, teremos também um teleférico, para que os visitantes possam descer até a lagoa, experimentar o nosso peixe bagre e conhecer um pouco da nossa história, retratada em equipamentos como o Cine Pilarense e a Casa da Cultura Arthur Ramos, fomentando a geração de emprego e renda e, dessa forma, proporcionando cada vez mais oportunidades para todos”, discursou.

Lançamento da obra ocorreu nesta quarta-feira (7)
Lançamento da obra ocorreu nesta quarta-feira (7) | Foto: Assessoria

Após a cerimônia, o canteiro de obras do Cristo recebeu a benção de um grupo de padres e líderes religiosos de Pilar e de todo o estado. O pároco da Igreja Nossa Senhora do Pilar, Roniel Ferreira, externou seu contentamento com a iniciativa.

“É uma alegria muito grande para a nossa cidade. Esta grandiosa imagem de Jesus Cristo vai conferir muita visibilidade não apenas ao Pilar, mas a todo o nosso estado, trazendo, assim, mais prosperidade para Alagoas, para o bem do nosso povo”, disse.

Quem também já não esconde a emoção, bem como a expectativa de ver a obra concluída, é a pilarense Aparecida Souza, que, devota de Nossa Senhora do Pilar, fez questão de acompanhar a benção e conhecer as partes do monumento que já começam a ganhar forma.

“Estou muito feliz por tudo o que a Prefeitura vem fazendo por nós. Nossa santa [Nossa Senhora do Pilar] já é linda. Agora, teremos um Cristo maravilhoso para contemplar todos os dias. Não vejo a hora de fazer as minhas orações aqui, ao pé do Cristo”, garantiu a dona de casa.

Artigos Relacionados

Parque e qualificação do turismo

O entorno do Cristo será beneficiado por um parque ambiental, que será construído em seguida e terá banheiros públicos, espaço para a comercialização de souvenirs e de alimentação fora do lar, Posto de Informações Turísticas (PIT) e estacionamento para ônibus de categoria turística.

A apenas 27 Km do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e a 35 Km da capital alagoana, Maceió, Pilar tem investido no turismo como indutor da geração de emprego e renda para a população local.

A iniciativa Desbrave Pilar, que visa posicionar a cidade, definitivamente, no circuito do turismo regional, vem implantando novos pontos e experiências turísticas no município, a fim de atender visitantes e moradores, como é o caso do kartódromo internacional que está em construção na cidade.

*Com informações da assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas