Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Crime ambiental: lixo de União de Palmares é descartado em local inadequado

Prefeitura da cidade utiliza local como "área de manejo"; material deveria ser recolhido por caminhões

O lixo doméstico da cidade de União dos Palmares tem sido descartado de maneira irregular em um terreno próximo o alto da Serra da Barriga. Em visita ao local, a reportagem daTV Gazetaencontrou pilhas de lixo doméstico amontoadas em um terreno, que é nomeado pela prefeitura da cidade como "área de manejo". O material encontrado no local deveria ser recolhido por caminhões e levado para o aterro sanitário, no município de Pilar.

Segundo a legislação ambiental vigente, essa forma de manejo dos resíduos é proibida. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos áreas de manejo devem servir apenas para transferir o material de um caminhão para o outro, sem contato com o chão, o que pode causar a contaminação do solo por chorume e gás metano, químicos nocivos ao meio ambiente e a saúde humana.

Leia também

Catadores que estavam no local informaram que o lixo é despejado no terreno duas vezes ao dia.

Desde 2018 os lixões estão proibidos em Alagoas, mas a Lei Federal que acabou com essa prática está em vigor desde 2010.

O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) informou que está investigando o caso, mas não esclareceu se alguma penalidade será aplicada ao município pelo descumprimento da lei. Em nota, a prefeitura de União dos Palmares reconheceu que descarta o lixo nesse local sem licença ambiental, mas que aguarda a renovação da autorização do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA). Informou ainda que o acúmulo está acontecendo devido a falta de veículos para o transporte para o aterro, mas que um novo caminhão está sendo providenciado. Por fim informou que está cobrando ao consórcio de resíduos sólidos a conclusão da área de transbordo para conseguir descartar o lixo adequadamente.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas