Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

VÍDEO: preço das passagens aéreas cresce cerca de 62% no 1º trimestre de 2022

Para discutir o assunto, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) fez o requerimento de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos

Para a realização de uma audiência pública sobre os serviços prestados pelas empresas aéreas, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. O requerimento surge após o aumento das passagens, que chega a cerca de 62%.

O requerimento deve ser apreciado na próxima sessão da Comissão de Assuntos Econômicos.

Leia também

A audiência deverá discutir o preço de passagens aéreas, despacho de bagagens, pagamento para marcação antecipada de assentos e abertura de mercado do setor aéreo nacional.

Segundo o parlamentar, os levantamentos realizados por plataformas de viagem revelam aumento no preço médio das passagens aéreas de até 62% de janeiro a março deste ano.

“No ano de 2020, o Congresso Nacional deliberou sobre medidas provisórias que alteravam as regras de reembolso e remarcação de passagens aéreas para voos cancelados durante a pandemia de covid-19. Além disto, o texto aprovado possibilitava que o Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac) poderia emprestar recursos, até 31 de dezembro de 2020, às empresas do setor aéreo que comprovassem prejuízos devido à pandemia. (…) É preciso dar transparência a estas operações”, afirmou o senador.

Nelsinho Trad ainda pontuou que é necessário analisar o fato do Brasil ter um mercado altamente concentrado, no qual, atualmente, é atendido internamente basicamente por apenas três grandes companhias.

Se aprovado, devem ser ouvidos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade); da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon); Petrobras; Agência Nacional do Petróleo (ANP); Secretaria de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência (Seprac); Ministério da Infraestrutura; e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

“Vamos cobrar as autoridades competentes para que a situação se encaminhe para a normalidade”, afirmou o senador.

O autor do requerimento também propõe que a audiência aborde a situação dos aeroportos. O senador Nelsinho Trad lembra o caso do Aeroporto Ueze Elias Zahran de Campo Grande. O terminal está em obras como parte do projeto de privatização.

“A obra está andando a passos de tartaruga e gerando caos à população. Não se consegue estacionar para poder fazer o desembarque e o embarque de passageiros e existe drenagem deficitária”, comentou o senador.​

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas