
A Usina Caeté entregou equipamentos ao Instituto para a Preservação da Mata Atlântica (IPMA) para apoiar o monitoramento e a conservação de áreas de manguezal no município de Roteiro, no litoral sul de Alagoas. A solenidade ocorreu na última sexta-feira (23), no Zooparque Pedro Nardelli, em Rio Largo, e contou com a presença de representantes do Ministério Público de Alagoas e do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL).
Foram doados: uma caminhonete, um barco com motor de popa e carreta, drone, câmeras fotográficas — incluindo armadilhas fotográficas (traps) programadas para ativação por sensores de movimento ou infravermelho — notebooks, binóculos, rádios portáteis e impressoras multifuncionais.
Leia também
Segundo o gerente administrativo José Carlos Lyra, os equipamentos serão fundamentais para o trabalho de conservação do manguezal da Usina Caeté, que em breve será transformado em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
O IPMA coordenará o projeto da futura RPPN com uma equipe especializada composta por biólogo, veterinário, técnico e mateiro, contratados exclusivamente para catalogar a fauna e flora do bioma, que inclui o papagaio-do-mangue (Amazona amazonica). Essa espécie, nativa da América do Sul, sofre com o tráfico de animais e a perda do habitat.
Fernando Pinto, ornitólogo e presidente do IPMA, destaca que o projeto “é fundamental para iniciar o monitoramento e a preservação das espécies do manguezal, além de promover a educação ambiental para alunos da rede pública da região”. Em parceria com a Usina Caeté, uma cartilha sobre a preservação do manguezal será lançada em breve.
Durante a entrega, o promotor de Justiça Alberto Fonseca ressaltou a importância do projeto e a conclusão das obras do Zooparque Pedro Nardelli, com inauguração prevista para setembro. “A Caeté também se comprometeu a construir o Centro de Educação Ambiental para o PAE — Papagaio-do-mangue — fundamental para as ações junto à comunidade local.”
Para o diretor Paulo Couto, alinhado à agenda ESG da empresa, “a Usina Caeté mantém ampla atuação em projetos socioambientais que envolvem as comunidades próximas e promovem o desenvolvimento sustentável”.
Também participaram do evento o advogado da Caeté, Quirino Fernandes, o coordenador do Sistema de Gestão Ambiental, Yuri Santos, e o consultor ambiental Gustavo Carvalho.