Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

TRE de Alagoas cria núcleo para combater as fake news nas eleições

Núcleo de Enfrentamento à Desinformação será composto por integrantes de diversos órgãos

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) instituiu este ano o Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições, que visa, como o próprio nome já diz, combater os efeitos negativos provocados pela falta de informação e pelas fake news, especialmente em período eleitoral.

A publicação oficializando a medida está publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda-feira (28), que também traz a instituição do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação, que será composto por integrantes da Justiça Eleitoral e de órgãos externos, a exemplo das Polícias Federal, Civil e Militar, da Procuradoria Regional Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Sindicato dos Jornalistas.

Leia também

"Nas últimas eleições a Justiça Eleitoral sofreu impactos negativos com a disseminação de notícias falsas e de opiniões desfavoráveis pela internet, especialmente em razão do contexto de dúvidas em relação à segurança e confiabilidade do voto eletrônico. Atualmente, vivemos um contexto de muita desinformação e, sobretudo, de desconfiança em relação às instituições públicas e é por isso que precisamos nos unir a instituições para o enfrentamento desses efeitos negativos", pontuou o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.

O Programa será desenvolvido e executado em atenção aos seguintes eixos temáticos: organização interna (integração e coordenação dentro da estrutura organizacional da Justiça Eleitoral), contenção à desinformação, identificação e checagem da desinformação, aperfeiçoamento de recursos tecnológicos e a atuação do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação.

O crescente uso da internet e das redes sociais como plataformas para apresentação do debate político e de propagandas positivas e negativas, mediante a propagação de notícias para influenciar a consciência coletiva a respeito de matérias de grande relevância, também foi um fator que determinou a instituição do Programa de Enfrentamento à Desinformação nas Eleições.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas