Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Sindicato cobra mais policiamento nos postos fiscais de Alagoas

Vídeo encaminhado à Gazetaweb mostra pânico de funcionários após ocorrência em São José da Laje

O Sindicato do Fisco de Alagoas (Sindifisco/AL) encaminhou um ofício ao governo do Estado para que sejam adotadas providências urgentes no sentido de coibir a violência nos postos fiscais situados na divisa do estado. Há nove anos, o Batalhão Fazendário foi desativado e cerca de 30 servidores ficam à mercê da própria sorte. Em vídeo encaminhado àGazetaweb, é possível ver os funcionários assustados após uma ação ousada praticada por bandidos.

Nas últimas semanas, muitos foram os registros de violência nos postos fiscais e no entorno deles, o que tem preocupado e assustado os servidores.

Leia também

De acordo com o presidente do Sindifisco, Emílio Marcelino, o Batalhão Fazendário está previsto na estrutura da Polícia Militar (PM) através da Lei 6.230, de abril de 2011, como pelotão de polícia fazendária independente, voltado a um policiamento ostensivo fardado de forma a garantir a integridade física dos servidores.

"O batalhão foi retirado à época por trazer altos custos ao estado e, até hoje, estamos à míngua, mas continuando a trabalhar com eficácia na arrecadação de impostos e controle na fiscalização. Em 2014, fizemos uma reunião com o comando da PM, falamos das dificuldades, mas não houve jeito. Voltamos a cobrar depois de uma ocorrência e entramos com uma denúncia junto ao MP [Ministério Público], que fez um procedimento preparatório. Um convênio foi firmado com a Defesa Social e, até hoje, nada", explicou o presidente.

Agora, o sindicato pressiona o governo após ter encaminhado um ofício pedindo ações urgentes. A violência, segundo o sindicalista, só cresce nos postos e nas redondezas. "O governo diz que os números da violência caíram, mas, nos postos e regiões circunvizinhas, não vimos isso", disse o sindicalista.

Tumulto e agonia

Imagens enviadas à Gazetaweb mostram pânico entre servidores do posto em São José da Laje. Um veículo foi interceptado por criminosos na BR-104, km 12, mas o condutor não parou e o carro foi atingido por disparos de arma de fogo. Na fuga, o automóvel invadiu o posto fiscal, assustando os funcionários. Já os assaltantes fugiram tomando outro destino.

"Está virando moda, seja fora ou dentro dos postos. Muitos viajantes, aperreados, encontram nos postos o refúgio. Infelizmente, vivemos essa situação", disse o representante da categoria, citando que Alagoas possui postos em Maragogi, Novo Lino, Porto Real do Colégio, Serra das Pias - divisa com Pernambuco, Xingó, Delmiro Gouveia e São José da Laje.

Em nota, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informou que tem ciência da situação, confirmando o recebimento do ofício encaminhado pelo sindicato. Ao mesmo tempo, ressalta que o policiamento nos postos fiscais é feito por militares, que muitas vezes precisam se deslocar para outras ocorrências.

Veja, na íntegra, nota da Sefaz:

A Secretaria da Fazenda (Sefaz/AL) confirma o recebimento do ofício encaminhado pelo Sindifisco sobre a segurança nos postos fiscais.

Por estarem localizados, na maioria das vezes, em pontos de fronteiras nas rodovias estaduais, os postos fiscais contam com segurança policial, fornecida pela Polícia Militar, com o propósito de garantir a segurança das atividades fazendárias nas referidas unidades.

É necessário destacar que, apesar de a segurança policial ser voltada ao desempenho das atividades fazendárias, os policiais precisam, muitas vezes, atender a demandas da região, ocorridas nas estradas ou em povoados próximos.

A Sefaz vem promovendo uma série de reuniões que incluem a Superintendência da Receita e gerências de fiscalização, com a participação de representantes da Polícia Militar, para alinhamento das estratégias de segurança nos postos, a exemplo do desenvolvimento de projeto para monitoramento eletrônico das fronteiras estaduais, reforçando a segurança das ações fiscais e do entorno.

VEJA VÍDEO EM QUE MOSTRA PÂNICO ENTRE SERVIDORES!

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas