Reitor e vice da Uneal são empossados em cerimônia em Arapiraca

Governador em exercício participa de cerimônia em Arapiraca; gestão responde pelo comando da universidade até 2026

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) tem novos reitor e vice-reitor. Os docentes Odilon Máximo de Morais e Anderson de Almeida Barros, respectivamente, foram empossados nesta sexta-feira (25) pelo governador em exercício José Wanderley Neto, em Arapiraca. Eles foram eleitos para o quadriênio 2022-2026 por eleição direta, em maio deste ano. Votaram no pleito, docentes, técnico-administrativos e estudantes da Uneal. A solenidade foi prestigiada pela comunidade acadêmica, familiares dos gestores da instituição e autoridades.

José Wanderley Neto - que assumiu o governo após viagem de Paulo Dantas a Oxford, na Inglaterra - lembrou os avanços da Uneal garantidos durante os mandatos do ex-governador Renan Filho e reforçou que o governo manterá o compromisso com a educação, do fundamental ao nível superior.

“Um país, um lugar que não investe em ciência, em educação e inovação, vai permanentemente ser pobre. "Pode até gerar riqueza, mas essa riqueza não se transforma em benefício social”, explicou.

Após fazer uma retrospectiva dos diversos avanços da Uneal, nos últimos quatro anos, desde a ampliação da carga horária dos docentes às melhorias do plano de cargos e carreiras dos técnico-administrativos, Odilon Máximo frisou que permanece motivado para os próximos desafios que incluem o concurso público para servidores e a expansão da instituição.

“Continuo animado para esses próximos quatro anos. Será um mandato com todo o nosso empenho, com mesma garra, com a mesma firmeza. Iremos avançar mais ainda que possamos garantir que a nossa universidade cresça, se fortaleça e se expanda”, frisou.

O vice-reitor Anderson de Almeida Barros destacou, em seu discurso, as melhorias estruturais, por meio do Programa Moderniza, nos campi que conferem mais qualidade de vida e trabalho para a comunidade acadêmica, principalmente para os estudantes.

“Quatro anos depois, mais experientes, temos muito para fazer e continuaremos fazendo juntos, sempre ouvindo a nossa comunidade acadêmica e elegendo as demandas coletivas como prioridade”, afirmou.

Representando o Conselho Superior, o professor Carlindo de Lira Pereira, fez uma retrospectiva da história da Uneal, ressaltando o ineditismo do crescimento dos últimos anos. “Ocupamos hoje um lugar de destaque, graças ao empenho dos atuais gestores, reconduzidos aos cargos. Que venham mais quatro anos de gloriosas realizações”, reforçou.

Compuseram a mesa de honra, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões; a secretária -chefe do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; os reitores da Ufal, Josealdo Tonholo e da Uncisal, Henrique Costa; o deputado federal Paulão; o secretário executivo da Educação, José Márcio, o vice-governador eleito Ronaldo Lessa; e o deputado eleito Rafael Brito.

*Com informações da assessoria