O atendimento na maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) está suspenso e restrito, apenas, às gestantes de alto risco com procedimentos encaminhados pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora). Sem esta regulação, a assistência médica não será oferecida.
Por meio de nota encaminhada à imprensa, a unidade hospitalar informou que a medida foi tomada devido à reforma iniciada recentemente. Até o dia 12 de novembro, nenhuma paciente de demanda espontânea que chegar ao hospital deverá ser atendida.
Leia também
O hospital salienta que descumprir essa medida - admitindo outras pacientes, lotando o espaço do Centro Obstétrico - seria uma atitude perigosa ao ponto de colocar tanto as gestantes como os bebês em risco.
A nota também informou que, por causa desta situação, outras maternidades públicas do Estado receberam o comunicado sobre o contexto atual do HU.
O hospital federal pertence à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, assim como a Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), é especializado no acompanhamento de mulheres com quadro de risco elevado na gestação.