Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Primeiro turno da eleição para novo reitor da Ufal começa amanhã (7)

Segunda etapa da consulta à comunidade acadêmica está marcada para os dias 14 e 15 de agosto

Sob a responsabilidade de uma comissão acadêmica, composta por representantes de docentes, técnicos-administrativos e estudantes, começa amanhã e vai até quinta (8) o primeiro turno da consulta à comunidade estudantil para eleição do novo comando da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O segundo turno está marcado para os dias 14 e 15 deste mês. A consulta transcorrerá nos três campi da Ufal e respectivas unidades de ensino.

No Campus Arapiraca, além da sede, estarão disponibilizadas urnas nas Unidades Educacionais de Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. As urnas do Campus do Sertão ficarão na sede, em Delmiro, e na Unidade Santana do Ipanema. No Campus A. C. Simões, o Espaço Cultural e o Centro de Ciências Agrárias (Ceca) também estarão com urnas disponibilizadas para a consulta.

Leia também

Quatro chapas, com seus respectivos candidatos, estão na disputa: Chapa 1 ( Ufal Mais) Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti; Chapa 2 (Outra Ufal Resiste) Valéria Correia e Ângela Canuto; Chapa 3 ( Endireita Ufal) Alexandre Toledo e  Célia Nonata; e Chapa 4 (Compromisso e Ação) José Vieira e Tânia Voronkoff.

Sobre a consulta

Nesta consulta, estão aptos a votar cerca de 30 mil pessoas da comunidade universitária, entre alunos, técnicos-administrativos e docentes. O Conselho Universitário (Consuni) definiu o dia 22 de outubro para a assembleia extraordinária para escolha dos nomes que vão compor a lista tríplice destinada ao Ministério da Educação (MEC). Desta lista, sairá a nomeação do futuro reitor ou reitora da Universidade Federal de Alagoas.

Na lista tríplice estarão os três nomes indicados e referendados pelo Consuni e caberá ao governo federal a escolha de um entre os três indicados. Desta forma, a escolha de quem vai ocupar o cargo máximo da Universidade Federal no quadriênio 2020 a 2024 será realizada pelo Conselho Universitário em outubro, respeitando integralmente a legislação vigente e a Nota Técnica nº 400/2018 do MEC.

Também estão acompanhando o processo, delegados das chapas envolvidas, cada uma com direito a dois representantes (titular e suplente).

São membros da comissão, pela Associação Docentes da Ufal ( Adufal) os titulares Sandra Lira, Ailton Galvão e Abdízia Barros; e como suplente, Querino Mallmann. Pelo Sintufal, são titulares Fátima Leobino, Jarman Aderico e Ricardo Moresi; e o suplente dos representantes desse segmento é o servidor Flávio Lins. Estão na comissão como representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), os seguintes titulares: Maria Clara Lopes, Gian Carlos Nascimento e Alex Silva. O estudante Daniel Pereira é o suplente da categoria na comissão.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas