Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Policiais militares alagoanos levam conhecimento tático para PMs de Goiás

Dentre os cursos ministrados estão os de Instrutores de Tiros e os de Operações Policiais Especiais (COEsp)

Três policiais militares alagoanos têm levado seus conhecimentos em técnicas e táticas operacionais para as polícias de outros estados brasileiros, dentre eles, o estado de Goiás, localizado no Centro-Oeste. Dentre os cursos ministrados estão os de Instrutores de Tiros e os de Operações Policiais Especiais (COEsp).

Os policiais são o Coronel da Reserva Remunerada Enio Bolivar e os cabos Pedro Tenório, que é do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar de Alagoas, e Klebson Soares, que atua no Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL).

Leia também

O oficial e as praças estão ministrando instruções sobre técnicas e táticas de Low Light, que foram iniciadas dentro da PM-AL. O Coronel Bolivar inclusive possui livro publicado sobre a temática e já foi citado como referência numa monografia feita por um capitão da PM de São Paulo. A obra é intitulada: “Baixa Luminosidade: técnicas e táticas”.

As técnicas de Low Light consistem em táticas operacionais durante ocorrências com pouca luminosidade. Uma das técnicas demonstradas é a de saber como empunhar a lanterna adequadamente junto ao armamento. Esta foi criada pelo Coronel Bolívar.

Policiais militares de Alagoas levam conhecimento tático para PMs de Goiás
Policiais militares de Alagoas levam conhecimento tático para PMs de Goiás | Foto: Agência Alagoas

Outra técnica é a de o policial saber iluminar o ambiente operacional para torná-lo mais seguro ao agente da Segurança Pública. Além disso, há também conhecimentos no curso sobre conceitos de tomada de ângulo, deslocamento em patrulha e desorientação do alvo, explorados dentro da perspectiva de combate operacional. Ainda foi efetivado no curso a prática com o tiro policial, sendo simulados sob stress, o disparo em alvos sob baixa luminosidade em deslocamento, barricados, sempre na ação em movimento.

No curso, além de policiais militares de Goiás, os alunos são bombeiros militares, um policial penal, peritos criminais, um guarda municipal e também um integrante da PM de Roraima.

Já a 12ª edição do COEsp começou em 11 de outubro e atualmente conta com policiais militares de Goiás, Distrito Federal, Sergipe e Pará. Para o Coronel Bolivar, as instruções ajudam na difusão das técnicas desenvolvidas na Instituição militar alagoana.

“Habilita esses integrantes da Segurança Pública a multiplicar o conhecimento forjado na PM de Alagoas. Uma semente é plantada, capacitando e qualificando esses policiais que passarão o aprendizado para à tropa. Dá muito orgulho em ver que o que desenvolvemos aqui na nossa Briosa esteja sendo difundido para todas as polícias do Brasil”, afirmou o Coronel Bolivar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas