Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

PF recebe amostra de pacotes encontrados no litoral de AL e investiga o caso

IMA constatou que material é polímero, produto feito à base de derivados do petróleo e prejudicial ao meio ambiente

A Polícia Federal de Alagoas (PF/AL) começou, nessa segunda-feira (29), a analisar uma amostra dos pacotes que estão aparecendo no litoral alagoano. Já são mais de setenta encontrados no estado.

Na Barra de Santo Antônio, os fardos começam a ser recolhidos e estão guardados na garagem da Prefeitura. Desde o final de semana, fiscais do Município fazem buscas diárias em todas as praias. O primeiro pacote foi encontrado em Carro Quebrado.

Leia também

A análise feita na última sexta-feira (26), pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), constatou que o material contido nos pacotes é polímero, um produto sintético feito à base de derivados do petróleo e prejudicial ao meio ambiente. Por isso, a orientação dos órgãos ambientais é que os fardos sejam coletados e armazenados pelas prefeituras dos municípios até que se descubra a origem e seja dada a destinação correta.

"Assim que ficamos sabendo sobre a existências dessas caixas, pedimos para o pessoal da fiscalização ficar atento, e encontramos uma surpresa. Recolhemos para a garagem, para aguardar a análise dos órgãos competentes", explicou o secretário de Planejamento e Infraestrutura da cidade, Igor Costa.

A Polícia Federal entrou no caso e recebeu, ontem de manhã, amostras do material. "Em princípio, vamos investigar do que se trata e, depois, se houver possibilidade, identificar de onde saiu esse material e em que condições ele veio parar na Costa do Litoral alagoano. A Superintendência da PF na Paraíba recebeu um material semelhante e produz o laudo, que deve ficar pronto até o final desta semana", explicou o delegado Agnaldo Mendonça.

ENTENDA O CASO

Os fardos foram localizados em vários trechos do litoral de Alagoas. Até o último levantamento, 75 já tinham sido vistos em diversos municípios e eles continuam a aparecer. "Os municípios estão sendo catalogados por nossos monitores. Todos os dias eu peço que eles me indiquem quantos e onde foram registrados para termos um balanço", disse Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota de Conservação.

Nos últimos dias, os fardos vêm sendo encontrados em diversos pontos do litoral alagoano, como Maceió, Japaratinga, Feliz Deserto, Maragogi, Paripueira, Roteiro, Coruripe, Marechal Deodoro e Barra de Santo Antônio. Em nota, a Capitania dos Portos de Alagoas afirmou que não há registros de naufrágios ou qualquer tipo de sinistro de embarcações em Alagoas.

Os pacotes também apareceram nos estados do Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Piauí. A recomendação dos especialistas é que ninguém recolha o material, que pode ser tóxico.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas