Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Lista de pessoas infectadas com o novo coronavírus é divulgada na internet

Além do nome dos pacientes, a lista possui endereço, telefone, data em que receberam o resultado e o posto de saúde onde foram atendidos

Uma lista de pessoas que foram infectadas com o novo coronavírus em Arapongas, no norte do Paraná, foi divulgada na internet. Além do nome dos pacientes, a lista possui o endereço, telefone, data em que receberam o resultado e o posto de saúde onde foram atendidos.

A Prefeitura de Arapongas determinou no sábado (11), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que seja aberto um processo administrativo para apurar e punir os responsáveis pela divulgação dos dados sigilosos.

Leia também

A lista foi descoberta depois que uma das pacientes recebeu ligação telefônica de uma amiga querendo saber sobre estado de saúde. Segundo a prefeitura, a mulher afirmou ter se sentido constrangida pela exposição.

O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Júnior, alertou que a divulgação sem o consentimento do município e dos pacientes é ilegal e o compartilhamento também.

Conforme a prefeitura, quem tem a responsabilidade sobre essas listas com os nomes e os demais dados são os profissionais que realizam o monitoramento dos pacientes e que fazem o encaminhamento deles para os hospitais.

"A secretaria pede desculpas pelo ocorrido. Faremos o possível para identificar os responsáveis e puni-los de forma exemplar", disse Moacir Paludetto Júnior.

Os protocolos do Ministério da Saúde frisam que as pessoas que desrespeitarem o sigilo dos pacientes, divulgando ou compartilhando essas informações, podem ser vítimas de ação penal.

A RPC entrou em contato com a Polícia Civil para saber se algum procedimento será feito, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas