Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Lista de pessoas infectadas com o novo coronavírus é divulgada na internet

Além do nome dos pacientes, a lista possui endereço, telefone, data em que receberam o resultado e o posto de saúde onde foram atendidos

Uma lista de pessoas que foram infectadas com o novo coronavírus em Arapongas, no norte do Paraná, foi divulgada na internet. Além do nome dos pacientes, a lista possui o endereço, telefone, data em que receberam o resultado e o posto de saúde onde foram atendidos.

A Prefeitura de Arapongas determinou no sábado (11), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que seja aberto um processo administrativo para apurar e punir os responsáveis pela divulgação dos dados sigilosos.

Leia também

A lista foi descoberta depois que uma das pacientes recebeu ligação telefônica de uma amiga querendo saber sobre estado de saúde. Segundo a prefeitura, a mulher afirmou ter se sentido constrangida pela exposição.

O secretário da Saúde, Moacir Paludetto Júnior, alertou que a divulgação sem o consentimento do município e dos pacientes é ilegal e o compartilhamento também.

Conforme a prefeitura, quem tem a responsabilidade sobre essas listas com os nomes e os demais dados são os profissionais que realizam o monitoramento dos pacientes e que fazem o encaminhamento deles para os hospitais.

"A secretaria pede desculpas pelo ocorrido. Faremos o possível para identificar os responsáveis e puni-los de forma exemplar", disse Moacir Paludetto Júnior.

Os protocolos do Ministério da Saúde frisam que as pessoas que desrespeitarem o sigilo dos pacientes, divulgando ou compartilhando essas informações, podem ser vítimas de ação penal.

A RPC entrou em contato com a Polícia Civil para saber se algum procedimento será feito, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X