Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Intenção de consumo do maceioense volta a crescer e atinge nova máxima em sete anos

Na comparação mensal, o aumento foi de 1,6%, enquanto, anualmente, o crescimento foi de mais de 28%

A intenção de consumo das famílias voltou a crescer em Maceió, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (17), pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação mensal, o aumento foi de 1,6%, enquanto, anualmente, o crescimento foi de mais de 28%.

Com a alta, a pesquisa aponta que, no mês de outubro, a capital registrou uma nova máxima para os últimos sete anos, alcançando 118,1 pontos.

Leia também

Na edição de outubro, apenas dois subíndices tiveram variação negativa: “acesso ao Crédito”, com queda de -2,5%, e “Perspectivas de Consumo”, com -0,2%.

Para o assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio, a baixa acentuada em “Acesso ao Crédito” é um reflexo do aumento sustentado da taxa Selic (a 13,75% no acumulado do ano), que baliza as taxas de crédito e investimento em todo o país.

Por outro lado, houve aumento mais significativo entre os subíndices do “Momento para Duráveis”, com alta de 5% na comparação mensal. Segundo Hortencio, esse resultado sugere um sentimento de otimismo para o final de ano, apesar de eventuais incertezas políticas.

“O que pode explicar o crescimento do indicador é a proximidade com a Black Friday e com a Copa do Mundo, período que alavanca, principalmente, as vendas de eletroeletrônicos em todo o Brasil”, concluiu.

O assessor ainda afirmou que a taxa de crescimento constatada nos resultados do índice é um reflexo do cenário econômico visto no segundo semestre de 2022, principalmente no que se refere às famílias de rendas mais baixas.

“A combinação de deflação, puxada pela queda nos preços dos combustíveis, o crescimento do emprego formal e o aumento das transferências de renda impulsionaram e mantiveram o nível de consumo em patamares otimistas”, observou.

Ele também destacou que, em se tratando da empregabilidade, dados do IBGE demonstram que a taxa de desocupação nacional chegou ao menor patamar de 2022, reduzindo de 13,1% para 8,9% em um ano. Em Maceió, no mês de setembro, foi registrado um saldo de 1.253 novos postos de trabalho. Deste total, os segmentos de comércio e serviços respondem por 73,4%, que, em números absolutos, corresponde a 920 postos de trabalho.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas