Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Departamento de Engenharia e Arquitetura do TJ/AL analisa prédio doado pelo Governo

Justiça pretende alocar setores administrativos no prédio onde funcionava a Educação, que passará por avaliações técnicas quanto à estrutura

Após o governador interino Klever Loureiro publicar no Diário Oficial, a lei que autoriza a doação do prédio abandonado onde funcionava a Secretaria de Estadual de Educação, no centro de Maceió, para o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o Departamento Central de Engenharia e Arquitetura (Decea) do tribunal realizou uma visita inicial ao imóvel para uma análise inicial da estrutura.

O edifício foi esquecido pelo Governo do Estado e está em ruínas há 10 anos. Projetos para transformá-lo em um centro de cultura e educação não saíram do papel. No mês de março, o muro do prédio desabou, escancarando o descaso do Governo Renan Filho. Por pouco, ninguém se feriu.

Segundo a chefe do Decea, Cláudia Lisboa, o primeiro passo é “tomar posse” do local, cercando a área e fazendo a iluminação. O prédio, que fica na Rua Barão de Alagoas, no centro de Maceió, está atualmente em situação muito precária e passará ainda por avaliações técnicas.

“A gente precisa saber como está a estrutura, dependendo de como esteja, a gente vai reforçar, demolir ou recuperar. Espero muito que possamos recuperar, porque esse prédio é uma memória afetiva do povo alagoano, foi um colégio estadual que formou muitos alagoanos, e é uma arquitetura muito bonita”, comentou Cláudia.

A arquiteta informou que a intenção do Judiciário é alocar setores administrativos no novo prédio. “A princípio, o presidente Klever determinou que será colocada aqui a parte administrativa do Judiciário, deixando a parte jurídica na sede atual. A gente vai fazer isso aos poucos, pois sabemos que há muitas outras empreitadas que o Tribunal precisa fazer”, concluiu.

Artigos Relacionados

LEI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL

No Diário Oficial do Estado de terça-feira (3), foi publicada a lei dispõe que o “Poder Executivo fica autorizado a adotar as providências necessárias à efetivação de doação ao Poder Judiciário do Estado de Alagoas de imóvel constituído por um prédio sob o nº 141, situado na Rua Barão de Alagoas, no centro do Município de Maceió, registrado sob o nº 20.516 no 2º Cartório de Registro de Imóveis da Capital”.

Pela descrição, o prédio tem 6.618,19 m² de área construída, constituído por paredes de alvenaria de tijolos cerâmicos rebocados e pintados com tinta látex; esquadrias de madeira, ferro, ferro com vidro, alumínio com vidro e vidro; cobertura com estrutura de madeira; lajes impermeabilizadas pré-moldada plana e inclinada; telhas cerâmica e de fibrocimento e instalações elétricas e hidrossanitárias funcionando.

Com a intenção de fazer a doação, o desembargador Klever Loureiro, no exercício do cargo de governador de Alagoas, encaminhou um projeto de lei ao Parlamento, que já foi apreciado e aprovado.

No documento, Klever destacou que o TJ/AL teve sua estrutura ampliada em razão do aumento do número de desembargadores do Tribunal. Esta seria a justificativa da cessão.

“Ressalte-se a importância das funções exercidas pelo Poder Judiciário Alagoano, promovendo a proteção dos direitos fundamentais e garantindo o acesso à justiça, sendo certo que a doação possibilitará o melhor exercício das funções que lhe são afetas, refletindo num melhor serviço prestado a toda a sociedade”, pontuou.

*com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas